Legislando a Folia: Vereadores Propõem Projeto para Regularizar Carnaval de Blocos em Vitória
André Moreira e Karla Coser querem construir a proposta coletivamente com os blocos
O começo das atividades da Câmara de Vitória no ano de 2024 será marcado pelo debate a respeito do carnaval de blocos de rua da Capital. Os vereadores Karla Coser (PT) e André Moreira (Psol) irão apresentar um projeto no qual buscam regularizar a festa popular, traçando as regras e critérios, já que o que tem regularizado os blocos são decretos da gestão municipal, que podem mudar a cada ano ou até mesmo durante o carnaval, de acordo com os interesses da Administração.
A ideia do Projeto de Lei surgiu em 2023, quando a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) acatou uma recomendação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) de não permitir que blocos que vão às ruas no final de semana após o carnaval desfilassem. A Prefeitura também impôs restrições aos que sairiam durante o carnaval, como cessar desfile antes das 18h. Contudo, a discussão coletiva sobre a proposta dos vereadores não seguiu adiante, o que deve ser retomado com o decreto da Prefeitura para o carnaval deste ano, que é considerado ainda mais cerceador do que o de 2023.
“Queremos dar segurança ao carnaval. É uma festa que tem potencial para ser um dos maiores eventos da cidade. Mesmo com todo potencial, tem bloco, como o BatuQDelas, que acabou por falta de capacidade econômica. Tem bloco desmotivado, que pensa em não sair. Algo que é uma potencialidade está se reduzindo”, diz André.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui