Lazer: Famílias atendidas no Cras Consolação têm a oportunidade de conhecer o Projeto Tamar.

Lazer: Famílias atendidas no Cras Consolação têm a oportunidade de conhecer o Projeto Tamar.

A Grande Vitória é repleta de cantinhos especiais, que nem todo capixaba conhece. Moradora de Consolação, Mayara Bento Fonseca, 33 anos, só agora teve a oportunidade de visitar o Projeto Tamar, que fica na Enseada do Suá, em Vitória.

 “Achei muito legal! Gostei de conhecer os tipos de tartaruga, a história delas e entender como a gente deve cuidar desses animais”, contou Mayara, sem esconder o encantamento.

Mayara participou, com dois filhos menores de idade, do projeto “Conhecendo, Explorando e Ocupando a Grande Vitória”, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Consolação, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Só o Cras para proporcionar esse passeio pra gente. Ainda mais nós, que somos mães solos e quase não saímos de casa. Agora estamos tendo esse privilégio”, completou Mayara, cheia de gratidão.

Fortalecimento de vínculos

Esta foi a segunda visita a pontos turísticos dentro do projeto “Conhecendo, Explorando e Ocupando a Grande Vitória”. A primeira levou famílias para conhecer o Parque Botânico da Vale.

“Foi um momento de lazer, de convívio e de fortalecimento de vínculos comunitários e familiares. Ademais, as visitas são uma possibilidade para que as famílias possam conhecer os pontos turísticos da Grande Vitória”, explicou a assistente social do Cras, Larissa Ramos Gomes.

Além de conhecer as tartarugas e receber orientações sobre os animais, as famílias puderam vivenciar emoções, reflexões e inquietações que mudaram a percepção sobre a vida animal.

 “Buscamos uma cidade feita para todos os seus moradores; e ações como esta permitem exatamente isso: democratizar o acesso ao turismo e ao lazer da capital e melhorar a qualidade de vida e a cidadania”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Silva Schulz.

A visita ao Projeto Tamar aconteceu na última sexta-feira (30) e contou com a presença de aproximadamente 30 participantes, divididos em 2 turmas. Uma delas fez a visita pela manhã; e a outra no período da tarde.

O projeto “Conhecendo, Explorando e Ocupando a Grande Vitória” faz parte das atividades essenciais do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF), em que se debate a garantia de direitos, o direito à cidade e ao sentimento de pertencimento do morador à comunidade em que vive.

FONTE: PMV