Lancha Mestre Álvaro entra em operação no Sistema Aquaviário com 100 lugares

A quinta embarcação do Sistema Aquaviário, batizada de Mestre Álvaro, começa a operar nesta sexta-feira (19). A primeira viagem será às 14h30, partindo da estação da Prainha, em Vila Velha, com destino à Praça do Papa, em Vitória.
A nova lancha tem capacidade para 100 passageiros — 85 no primeiro andar e 15 no segundo — e conta ainda com dois espaços reservados para cadeirantes. Assim como as demais embarcações do sistema, oferece acessibilidade, ar-condicionado, internet wi-fi e bicicletário.
Com dois andares, a Mestre Álvaro não passará sob pontes e, inicialmente, vai operar exclusivamente entre a Prainha e a Praça do Papa. Com a chegada da nova embarcação, uma das lanchas em circulação será liberada para reforçar a linha 401 (Porto de Santana/Praça do Papa), em Cariacica.
Novos horários
A linha 401 recebeu 12 novos horários em dias úteis, divididos igualmente entre as estações de Porto de Santana e Praça do Papa, ampliando a oferta de viagens. O trajeto dessa linha dura cerca de 45 minutos e a expectativa é que a ampliação reduza o tempo de espera dos usuários.
Expansão do serviço
Com os novos horários, a expectativa é de que o número de passageiros da linha 401 cresça de 1.600 para 2.100 usuários por semana, representando um aumento de 31,25% na demanda. No total, passam a ser 30 viagens diárias, sendo 15 em cada sentido, contra as 18 viagens realizadas anteriormente.
Atualmente, a tarifa do Sistema Aquaviário é de R$ 4,90 em dias úteis e de R$ 4,30 aos domingos e feriados. Entre as estações, as mais movimentadas são a Praça do Papa, que concentra 49% dos embarques, e a Prainha, com 41%.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.