Jovens líderes: Estudantes se mobilizam contra a Dengue no bairro Nova Palestina
Protagonismo e sentimento de pertencimento com a comunidade em que vivem. Os estudantes de duas turmas de 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, protagonizaram uma importante iniciativa de conscientização: uma caminhada para alertar a comunidade sobre o combate a dengue.
Diante do aumento dos casos no território, bem como em diversas localidades do país, as professoras de Ciências Fernanda, Rosângela e Rayane, em conjunto com a pedagoga Priscila, conceberam o projeto “Emef Neusa Nunes Gonçalves no combate à Dengue”.
O propósito principal é não só prevenir a propagação dos focos do mosquito transmissor da doença, mas também conscientizar a população sobre a importância da participação coletiva na luta contra esse desafio de saúde pública.
Dentro desse contexto, uma série de atividades foram desenvolvidas, incluindo aulas temáticas em sala de aula, visitas aos parques municipais de Vitória para entrevistar os frequentadores, e a confecção de cartazes e faixas para exposição na escola e durante a caminhada de conscientização.
Os estudantes demonstraram grande empenho durante a atividade. Percorreram a principal avenida de Nova Palestina, em São Pedro, localidade onde a escola está situada, fazendo paradas para conversar com os moradores locais. Em um desses momentos, o estudante Guilherme Tarso se destacou ao demonstrar emoção durante uma conversa com uma moradora.
Ao questioná-la sobre seus conhecimentos a respeito da dengue e sua transmissão, ele foi tão bem recebido pela moradora que recebeu um abraço caloroso, evidenciando a importância do engajamento dos estudantes nessa causa.
Priscila Pauli, pedagoga e uma das educadoras responsáveis pelo projeto, expressou sua satisfação com o envolvimento dos estudantes e professores na caminhada. “Foi muito gratificante ver a alegria deles e saber que compreenderam sobre o tema trabalhado e o quão importante é o papel da Educação para a sociedade”, frisou a pedagoga.
Sendo assim, essa iniciativa dos estudantes da Emef Neusa Nunes Gonçalves não apenas fortalece o compromisso da escola com a comunidade, mas também demonstra o potencial transformador da educação na promoção de mudanças sociais positivas.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui