Início da construção da Praça em Resistência é autorizado pela PMV

Início da construção da Praça em Resistência é autorizado pela PMV
Ordem de serviço para execução das obras de construção da nova Praça de Resistência

A Prefeitura de Vitória deu ordem de serviço para início das obras de construção de uma praça no bairro Resistência, na manhã deste sábado (30).

A solenidade contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita eleita, Cris Samorini, do secretário de Obras, Gustavo Perin, do secretário de Desenvolvimento da Cidade, Luciano Forrechi, dos vereadores André Brandino, Duda Brasil, Chico Rosken e do vereador eleito, Baiano do Salão, lideranças comunitárias, moradores da região, entre outros.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, lembrou que Resistência sofreu muito tempo com a invisibilidade e com o descaso, como o local onde o lixo da cidade era recebido.

“O que nós fizemos aqui hoje, que nós estamos fazendo e que vamos de maneira ainda mais intensa nos próximos 4 anos, é aumentar os investimentos em Resistência, é aumentar a valorização do povo, e é aumentar o carinho com essa comunidade tão guerreira, pacífica, apoiadora, que nos recebe sempre de uma maneira muito especial. Estamos aqui para continuar um sonho da comunidade. À nossa direita está o cobertura de uma das quadras da EMEF Ronaldo Soares. Há pouco tempo atrás, as crianças faziam atividade física na rua, no asfalto quente. E no próximo ano vamos entregar uma escola moderna, climatizada, linda, com toda a estrutura. E, para chegar ao Ronaldo Soares, nós vamos passar por essa nova praça que estamos iniciando hoje. Essa é a cidade que nós estamos construindo juntos. Do lado de cá, nós vamos ter o Ronaldo Soares e a praça. Andando um pouquinho para a orla aqui na frente, nós já estamos com a obra da orla de São Pedro. E hoje nós estamos trazendo um tempo de esperança, de paz, mas principalmente de amor e respeito pela população. As crianças vão sair da escola e vão para a praça brincar com os pais, praticar atividade física e se divertir.

É assim que a cidade cresce para todos e se torna mais igual”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A empresa vencedora da licitação foi contratada por R$ 5.809.648,77 com prazo de conclusão de 360 dias. A praça será construída em um terreno ao lado da EMEF Ronaldo Soares, obra que está em andamento.

“Para os próximos quatro anos serão novos desafios, com muito olhar para Vitória e com o compromisso que a gente continue trazendo o que é de melhor. Com essa praça que será construída vemos que a igualdade está realmente em todos os espaços. E será dessa forma que a gente vai caminhar, com muito compromisso e responsabilidade pela cidade”, pontuou a vice-prefeita eleita, Cris Samorini.

O projeto da nova praça foi pensado para integrar os dois espaços, possibilitando que as quadras também possam ser usadas pela comunidade escolar para aulas de educação física, lazer e eventos.

O secretário de Obras, Gustavo Perin, explicou como será a obra da praça no bairro. “O terreno corresponde a cerca de 5.000m2 onde serão construídos quadra poliesportiva coberta, quadra de vôlei de praia, academia coberta, jardins, espaço de convivência, bicicletários, academia da terceira idade coberta, salas de apoio e do SOE, playground, parque canino, estacionamento de veículos com 25 vagas e área de manobra”, falou o secretário de Obras, Gustavo Perin.

O estacionamento projetado liga a rua São Sebastião com a nova escola e pode ser utilizado tanto pelos usuários da área de lazer quanto do equipamento escolar que a acessarão por meio de veículos.

Para aqueles que a acessarão caminhando, grandes alamedas foram projetadas na praça para fazer a ligação segura e confortável entre a escola e a rua São Sebastião existente.

O projeto de intervenção promove qualidade de vida e inclusão social entre os moradores do Bairro Resistência através de melhorias na infraestrutura urbana e viária, com a instalação de espaço público de convivência e lazer.

“É importante destacar que a qualidade desta obra é mesma qualidade dada para os projetos de outras regiões da cidade de Vitória. E, dentro de tantas outras obras, inclusive de áreas que precisam melhorar mais, como a Praça dos Namorados, a prioridade foi avançar aqui primeiro, porque essa região ficou esquecida por muitos anos. Essa obra é um importante espaço de interação social, lazer, esporte e interação”, destacou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Luciano Forrechi.

“Temos visto o carinho que o prefeito tem tido pela cidade, em especial por essa região de São Pedro. Tenho acompanhado a sua trajetória nesses quatro anos e vi que o senhor tem colocado a casa em ordem, o que está dando condições para que seja investido na qualidade de vida das pessoas. A gente não via isso em outras gestões. Estou muito feliz em poder participar de mais essa ordem de serviço”, falou o vereador eleito, Baiano do Salão.

Foi priorizado a mobilidade ativa no sistema viário que compreende a avenida Serafim Derenzi, Rua Projetada e a Rua São Sebastião. Está incluso no projeto a criação de uma faixa exclusiva para o acesso a Unidade de Transbordo, além de mais uma opção de acesso ao bairro com criação de ciclovia, calçada cidadã, e sinalização para pedestre.

“A Cidade de Vitória tem recebido muitos benefícios, como reforma de quadras, reconstrução de escolas, reforma de escolas, estrutura para os moradores da Cidade de Vitória, para as famílias. Isso proporciona qualidade de vida. As políticas públicas estão chegando a quem mais precisa. E, quando a praça estiver pronta, cuidem muito bem e usufruam muito deste equipamento público”, falou o vereador, Duda Brasil.

Anexo ao campo de futebol, estão os espaços públicos de convivência e de lazer. O local é arborizado, com árvores frondosas, tais como Ipê Rosa, Ipê Amarelo, Pitangueiras, e outros arbustos por meio de jardineiras.

Foram incluídos equipamentos como mesas, bancos, aparelho de ginástica do tipo Multi-Estação e playground.

“Fico muito orgulhoso em saber que a prefeitura tem sido tão cuidadosa. A praça é um lugar onde as pessoas adoram estar. A praça atrai as famílias, as pessoas, e promove o lazer da comunidade”, falou o vereador Chico Rosken.

Com a preservação e recuperação das áreas verdes existentes e limítrofes à Unidade de Transbordo, através do plantio de novas árvores e a recuperação de áreas degradadas, o projeto é finalizado com a importante missão da preservação ambiental dentro do bairro Resistência.

“Temos que reconhecer que a cidade de Vitória está recebendo entregas muito importantes. Resistência é um dos bairros mais privilegiados desse gestão. Vamos continuar trabalhar por mais quatro anos para que possamos continuar entregando muito mais obras aqui na região”, frisou o vereador, André Brandino.