Governo do ES vai oferecer CNH gratuita através do Programa CNH Social

Governo do ES vai oferecer CNH gratuita através do Programa CNH Social

O Governo do Estado do Espírito Santo anuncia que, a partir da próxima semana, o Programa CNH Social vai abrir inscrições para novas vagas.

O número exato de vagas no programa para 2025 será anunciado no dia 1º de abril, em coletiva de imprensa. Em 2022 e em 2023, foram disponibilizadas 14 mil, sendo 7 mil para cada ano.

Como ocorreu em anos anteriores, além da habilitação, o Detran confirma que neste ano os motoristas que tiveram sua última CNH emitida com o benefício CNH Social também podem passar pela capacitação.

A capacitação oferece cursos especializados e atualização para condutores profissionais. Dessa forma, os motoristas podem se qualificar para se tornarem profissionais, aumentando sua empregabilidade.

Os cursos incluem Transporte de Produtos Perigosos, Transporte de Escolar, Transporte de Passageiros, Mototáxi ou Motofrete.

O objetivo do programa é permitir que pessoas de baixa renda possam acessar, de forma gratuita, a primeira habilitação nas categorias A ou B, bem como adição das categorias A ou B e a mudança para as categorias D ou E.

O Programa CNH Social busca qualificar os beneficiários para o mercado de trabalho por meio da carteira de motorista e de cursos profissionalizantes.

Quando estiverem disponíveis, as inscrições podem ser feitas pelo site do Detran-ES. Para concorrer às vagas, é preciso cumprir alguns requisitos, como ter 18 anos ou mais e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico), possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.

Fique por dentro

Programa CNH Social

Se o formato das edições anteriores for mantido, as vagas devem ser distribuídas em duas etapas: a primeira fase está prevista para o início do ano e a segunda, para o segundo semestre.

No entanto, informações detalhadas, como número de vagas, critérios de seleção e eventuais alterações, serão divulgadas somente com a publicação do edital, no dia 1° de abril.

As vagas serão destinadas para que pessoas de baixa renda obtenham a primeira habilitação nas categorias A ou B, bem como adição das categorias A ou B e a mudança para as categorias D ou E.

Além disso, beneficiários que tiveram sua última CNH emitida com o benefício CNH Social também podem passar pela etapa de capacitação, que oferece cursos especializados e atualização para condutores profissionais.

Cursos especializados

Transporte de Produtos Perigosos, Transporte de Escolar, Transporte de Passageiros, Transporte de Carga Indivisível e Transporte de Veículos de Emergência, Mototáxi ou Motofrete.

Quem pode participar?

Pessoas de baixa renda inscritas em benefícios sociais. As regras para este ano ainda serão mais detalhadas. Nos anos anteriores, os candidatos puderam se inscrever para:

. Primeira habilitação nas categorias A (motocicletas) ou B (carros).

. Adição de categoria, como incluir a categoria A ou B para quem já possui CNH.

. Mudança de categoria, como para D (veículos de transporte de passageiros) ou E (veículos de grande porte, como caminhões e carretas).

Inscrição

Quando estiverem disponíveis, as inscrições poderão ser feitas pelo site do Detran-ES no link https://inscricao.detran.es.gov.br/cidadao/inscricao.

(Fonte: Detran-ES. Imagem: Agência Brasil)