Gesto Solidário: Alunos da Emef Paulo Freire Ganham Pares de Tênis Novos
Um gesto significativo marcou a iniciativa de colaboração entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, localizada no bairro Inhanguetá, e a marca Beira Rio, resultando na doação de 360 pares de calçados para os estudantes da unidade de ensino.
A entrega dos calçados teve início nesta terça-feira (12), em um momento de celebração que contou com a presença dos estudantes e suas famílias, além do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e da secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, que fizeram questão de prestigiar o resultado da iniciativa da diretora da unidade de ensino. Participaram também do momento o vereador Duda Brasil, a equipe da Emef Paulo Freire, a subsecretária de Gestão Educacional, Fabíola Risso, e profissionais da Secretaria Municipal de Educação da capital.
“O que observamos é que mais de 90% dos nossos estudantes chegam até a escola sem calçado, sem chinelo, muitas vezes com tênis maior do que o pé ou menor. Então conseguimos essa parceria com a Beira Rio, e isso é para além do uniforme, é dignidade mesmo. Para quando fizermos saída pedagógica, por exemplo, eles terem calçado, terem as coisas deles. Então é uma questão de dignidade e também de identificação”, analisou a diretora da Emef, Lívia Tonoli.
Damiana Dázio Ferreira, mãe da Sara Dázio Ferreira Monteiro, do 5° ano A, disse que a filha tem apenas um par de tênis e que ganhar outro vai ajudar muito. “Ela tem só um par. Agora vão ser dois. Com certeza vai ajudar e muito. E ela vai gostar”, disse a mãe. A pequena Emelly Ferreira Oliveira, do 3° ano A, disse que tinha um tênis, mas que o calçado sumiu, por isso ela quer muito um novo par.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o gesto voluntário da diretora da Emef. “O gesto da diretora não foi um compromisso obrigatório, mas um ato de crença no futuro dessas crianças. Ela acredita no potencial dos filhos, sobrinhos e netos de vocês. Imagine o que vivemos quando as crianças estavam lá na chácara e olha a realidade de hoje. Estamos numa escola que é referência para o Brasil. Uma escola pública que tem climatização, que tem um auditório com essa qualidade, uma quadra coberta, uma sala de aula com recursos multimídia”, enfatizou o prefeito, relembrando o período em que a escola ainda funcionava em instalações precárias.
“A diretora Lívia tornou-se uma referência para a Emef Paulo Freire e hoje estamos reunidos para reconhecer uma iniciativa sob sua liderança. Tanto eu quanto o prefeito viemos expressar nosso reconhecimento, pois Lívia, junto à equipe, identificou a necessidade de garantir que todos os alunos tivessem tênis adequados. Sua determinação é inspiradora, pois acreditamos que não devemos aceitar menos do que o melhor para nossos filhos e alunos. Também parabenizo a empresa que fez a doação, pois ficou evidente que a motivação para esta ação foi o desejo genuíno de contribuir para o bem-estar dos estudantes”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.
O vereador Duda Brasil, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Vitória, expressou satisfação com os avanços visíveis nas escolas de Vitória e parabenizou a Secretária Juliana e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo compromisso com a educação. Ele destacou ainda a importância da presença da família na escola. “Eu tenho muito orgulho dessa escola e do papel das famílias aqui presentes. Vocês são as maiores referências para essas crianças”, disse.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.