Fraudes no Pix somam mais de 390 mil notificações por mês, diz BC

As notificações por fraudes no Pix superaram em 2024 a média de 390 mil por mês. A informação é do Branco Central, com dados da Lei de Acesso à Informação. Em janeiro de 2025, último mês com informações, foram 324.752 notificações de fraudes aceitas pelas instituições.
Com o aumento do uso do Pix, a média mensal de fraudes cresceu. Em 2021, foram quase 31 mil fraudes. Em 2022, foram quase 137 mil. Em 2023, foram cerca de 2016 mil.
Em termos percentuais, o total de notificação de fraudes foram, em média, 0,007% do total mensal de operações desde abril de 2023. Apenas em janeiro, foram registradas 5,682 bilhões de transações no Pix.
Os dados incluem notificações pedindo a devolução de valores ou cancelamento de devolução por suspeita de fraude. Foram incluídas somente as analisadas e consideradas autênticas.
De acordo com o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), as fraudes incluem transações motivadas por fraude ou estelionato; feitas sem permissão do usuário; feitas por terceiro sem conhecimento do usuário; ou feitas pelo usuário mediante coação ou extorsão.
Medidas
Tentando conter as fraudes, o BC tem implementado novas ferramentas de segurança e aperfeiçoado ferramentas que já existem.
Em outubro de 2025, será inaugurado o Mecanismo Especial de Devolução (MED), para solicitar devoluções em caso de fraudes, golpes e crimes. Hoje, para pedir isso, o cliente deve entrar em contato com o atendimento dos bancos.
Em 2021, surgiu o limite noturno para transferências, cadastro prévio de contas que podem receber valores acima dos limites e tempo mínimo de 24 horas para aumentos de limite seja aprovado.
No final de 2024, as transações via Pix em dispositivos não cadastrados pelo cliente no banco passaram a ter limite de R$ 200, com teto diário de R$ 1000. Em dispositivos cadastrados, os limites podem ser maiores.
(Fonte: Estadão, Correio do Povo. Imagem:
Joedson Alves/Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.