Explorando a Arte Têxtil: Nova Exposição na Casa Porto a partir de Segunda-feira (11)

Explorando a Arte Têxtil: Nova Exposição na Casa Porto a partir de Segunda-feira (11)

Luiz Will Gama
As telas, com dimensões de 30 x 40 cm, percorrem diferentes suportes e técnicas artísticas.
As telas, com dimensões de 30 x 40 cm, percorrem diferentes suportes e técnicas artísticas. (ampliar)
Luiz Will Gama
No espaço 36 obras irão propor uma reflexão acerca da diversidade da arte têxtil.
No espaço 36 obras irão propor uma reflexão acerca da diversidade da arte têxtil. (ampliar)

A próxima segunda-feira (11) será marcada por estreia na Casa Porto das Artes Plásticas, localizada no Centro Histórico de Vitória. É no local que começa a ser exibida a inédita exposição “Tecendo Fios e Afetos: a Arte Têxtil no Contexto Contemporâneo”, do artista Dejair Paulo.

O projeto foi selecionado por meio de Chamamento Público de Identificação, Seleção e Formação de Cadastro de Projetos de Ocupação Artística da Casa Porto, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

No espaço cultural, o público terá acesso a 36 obras que propõe uma reflexão acerca da diversidade da arte têxtil, explorando diversas técnicas e formas artísticas. As telas, com dimensões de 30 x 40 cm, percorrem diferentes suportes e técnicas como tapeçaria, bordado, feltragem, ponto russo, ponto cruz, patchwork, tricô, crochê, macramê, strings e costura.

“Cada obra busca transmitir a experiência afetiva associada ao ambiente doméstico de costura e bordado, além de abordar questões relacionadas à construção da identidade afrodescendente”, conta Dejair.

“A mostra tem um olhar direcionado para a linguagem atual a partir de experiências do ateliê de tecelagem da Bauhaus e referências de artistas negras como Nneka Jones e Bisa Butler. Houve uma busca por explorar e combinar técnicas que propõe o universo plástico e poético da arte têxtil, saindo da ideia de ambiente decorativo e indo para o espaço de apreciação e reflexão artística do museu”, completou o artista.

“Tecendo Fios e Afetos: a Arte Têxtil no Contexto Contemporâneo” estará aberta gratuitamente ao público de 11 de março a 11 de maio de 2024. O horário de funcionamento da Casa Porto é de segundas à sexta-feiras das 10 às 18 horas e aos sábados das 10 às 14 horas. O espaço cultural está localizado na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 – Centro Histórico de Vitória.

Sobre o artista

Dejair Paulo é formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo. É um artista versátil que explora diversas linguagens artísticas como desenho, pintura, escultura, arte digital, fotografia, vídeo, colagem, ilustração e animação.

O artista atuou como professor efetivo de Artes na rede pública estadual e municipal de ensino do Espírito Santo e suas obras já foram expostas em diversos espaços culturais, incluindo a Funarte em São Paulo, a Casa Porto das Artes Plásticas, o Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), o Museu do Pescador e o Palácio de Cultura Sônia Cabral.

Serviço

Exposição “Tecendo Fios e Afetos: a Arte Têxtil no Contexto Contemporâneo”.

Quando: 11 de março a 11 de maio de 2024.

Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 – Centro Histórico de Vitória.

Funcionamento: Segundas às sextas das 10 às 18 horas. Sábados das 10 às 14 horas.

Entrada franca e classificação indicativa livre.

Luiz Will Gama
Tecendo Fios e Afetos: a Arte Têxtil no Contexto Contemporâneo, estreia dia 11.
Tecendo Fios e Afetos: a Arte Têxtil no Contexto Contemporâneo, estreia dia 11. (ampliar)
Luiz Will Gama
Obras também abordam questões relacionadas à construção da identidade afrodescendente.