Estudantes da eletiva Chefs Brilhantes vão se encontrar com o chef Juarez Campos

Estudantes da eletiva Chefs Brilhantes vão se encontrar com o chef Juarez Campos

Estudantes do 3°, 4°, 5° e 6° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, na Grande Santo Antônio, terão oportunidade de conhecer o chef Juarez Campos, um dos mais renomados do Espírito Santo, e provar as delícias preparadas por ele especialmente para eles.

O encontro será nesta quarta-feira (09), no restaurante Oriundi, que fica em Santa Lúcia, Vitória, e marcará a culminância da disciplina eletiva Chefs Brilhantes, ministrada durante o primeiro semestre de 2023. Ao todo, 21 estudantes, com idade entre 8 e 12 anos, participaram das aulas, realizadas duas vezes por semana, com 1 hora de duração cada.

O encontro do chef com os estudantes foi articulado pela diretora da Emef TI Paulo Reglus Neves Freire, Lívia Araújo, uma admiradora do trabalho do chef Juarez Campos. “Sempre admirei o trabalho do chef Juarez, principalmente pela forma didática que ele expõe conceitos às vezes complexos da gastronomia. Ele faz parecer simples e acessível. Então entrei em contato com ele e expliquei que seria fantástico proporcionar uma experiência num restaurante tão renomado e a oportunidade de conhecer um chef de verdade. Ele prontamente atendeu o nosso pedido”, contou a diretora.

Proposta pedagógica

A disciplina eletiva Chefs Brilhantes trabalhou as áreas do conhecimento Geografia e História. Ao longo do semestre, os estudantes aprenderam sobre riqueza e pobreza, consumo e desperdício; hábitos alimentares regionais do território brasileiro e do Estado do Espírito Santo; segurança alimentar; aspectos conceituais da globalização e desdobramentos no espaço geográfico, entre outros conteúdos.

Durante as aulas, os estudantes puderam desenvolver diversas habilidades e competências, tais como compreender o significado de alimentação saudável e equilibrada, bem como identificar hábitos saudáveis; fazer uso de argumentação crítica sobre as manifestações culturais e os processos históricos; caracterizar os setores da economia e estabelecer relações entre eles no processo de organização do espaço geográfico; identificar características e dinâmicas dos fluxos de produção agropecuária.

Fonte: Prefeitura de Vitória