Estudantes da educação ambiental aprendem sobre ecossistema marinho
É desde cedo que se aprende. Pensando nisso, e visando mostrar a importância da preservação e da conservação do ecossistema marinho, o Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia desenvolve várias atividades com estudantes dos grupos 2/3 e 3 do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Carlita Corrêa Pereira, localizado bairro Piedade, em Vitória.
Durante a realização do Projeto “Ecossistema Marinho”, ao longo deste ano, foram contemplados com um cardápio variado de atividades, que contou com roda de conversa sobre os animais que vivem no fundo do mar e as questões dos resíduos sólidos descartados incorretamente que acabam prejudicando as espécies marinhas.
Para isso, a equipe da Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), levou os estudantes ao píer de Iemanjá, em Camburi, para observar as tartarugas marinhas em seu habitat. Os educadores ambientais durante todo o percurso foram orientando os estudantes e chamando a atenção para os animais que estavam próximos ao local: garças, sabiás-da-praia, corujas-buraqueiras, rolinhas e as tartarugas marinhas.
As crianças também conversaram com os pescadores que estavam no local e puderam observar os detalhes dos peixes capturados e manuseá-los (robalo, por exemplo). Ainda observaram alguns resíduos que se encontravam na região do Canal da Passagem e na área de restinga, e comentaram que “não pode jogar lixo porque os animais podem comer e ficar doentes”.
“Com atividades como estas, promovidas pelos nossos centros de educação ambiental, as crianças são ensinadas sobre a valorização e a preservação dos oceanos e mares de forma que possa se tornar consciente e responsável e a ajudar, com os pais, irmãos, família e amigos, a evitar a poluição do meio ambiente. É desde cedo que se aprende”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Pescaria ecológica
A equipe do CEA Mata da Praia também realizou atividades com os estudantes no Parque Municipal Padre Alfonso Pastore, como pescaria ecológica e trilha do Jardim Secreto com o auxílio de lupas. Os estudantes ainda fizeram a trilha das Bandeiras onde em cada bandeira realizaram uma atividade diferente. O parque faz parte do ecossistema de restinga, que está ligado ao ecossistema marinho.
Os estudantes participaram, recentemente, de uma limpeza simbólica na Praia de Camburi e de uma oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis, na qual confeccionaram o brinquedo “Vai e Vem”. No próximo mês, os estudantes participarão da atividade Caixa do Conhecimento, e poderão demonstrar aprendizados adquiridos durante todo o projeto.
Fonte: PMV
Jornalista e Especialista em Moderação de Conteúdo Político e de Instituições Públicas. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui