Envolvimento Familiar: Adaptação das Crianças nos CMEIs de Vitória
Com o retorno do ano letivo, mais de 14 mil crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Vitória iniciam uma jornada especial nos primeiros dias. Este período é dedicado à adaptação, com horário reduzido e a presença de um familiar ou responsável, tornando o momento mais suave para os pequenos que experimentam, muitos pela primeira vez, algumas horas longe da família.
Mesmo aqueles que já frequentaram os Cmei no ano anterior necessitam desse período de adaptação, um processo crucial para construir vínculos entre os pequenos, suas famílias e os profissionais da educação. Por isso, as unidades de ensino se preparam com decorações especiais, fantasias, música, painéis coloridos e dinâmicas pensadas com carinho para tornar o início do ano letivo um processo tranquilo e prazeroso para todos.
No Cmei em Tempo Integral (Cmei TI) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, localizado em Goiabeiras, a equipe recebeu as crianças com música, alegria e muita animação, incluindo fantasias e adereços usados pela diretora e pelas professoras, além de uma decoração temática de boas-vindas.
Greice Kelly, mãe da Julia, do grupo 4, compartilha sua experiência no Cmei Jacyntha. “Aqui sempre tem essa animação. Vemos esse foco maior na volta do período letivo, mas a equipe mantém a alegria durante todo o ano. O primeiro dia foi um pouco mais complicado, mas hoje já foi mais tranquilo para ela chegar, se ambientando com a professora e os colegas. Sou muito grata à equipe do Cmei por todo o carinho e cuidado”, disse.
Da mesma forma, Thais Souza, mãe de Thierry, do grupo 5, falou sobre a fase da adaptação. “O começo é meio difícil para eles mesmo, a gente já espera, tem aquele costume das férias sem ter aquele horário mais definido para acordar, mas rapidamente ele se adapta. Vai lembrando das colegas, das professoras e se acostumando com a rotina. Sabemos que são bem cuidados e tratados com carinho”, disse.
À frente da gestão da unidade de ensino, a diretora Jussara Matias falou sobre a importância da fase de adaptação. “Compreendemos a importância do período de adaptação e buscamos torná-lo suave e prazeroso. Agradecemos às famílias pela confiança e estamos comprometidos em oferecer um ano repleto de aprendizado e carinho”, ressaltou.
Novidades encantam comunidade
No Cmei TI Valdívia da Penha Antunes Rodrigues, localizado em Santos Dumont, a comunidade se deparou com muita alegria e animação por parte da equipe. Uma decoração especial de boas vindas e os novos espaços de convivência e brincadeiras construídos para este ano adicionaram um toque especial ao retorno às aulas.
Patrícia Loureiro, diretora do Cmei, ressaltou: “Neste ano recebemos os pequenos com alegria e novidades. Nosso compromisso com o tempo integral reflete o desejo de proporcionar um ambiente enriquecedor. A decoração especial e os novos espaços foram pensados para encantar as crianças. Agradecemos às famílias pela parceria e estamos ansiosos por um ano cheio de descobertas e alegrias”.
Quem aprovou a recepção e os novos espaços foi Creuza Alves, mãe de Samuel, do grupo 4. “A volta foi excelente, as crianças estavam ansiosas e essa chegada foi incrível, com um ambiente leve e acolhedor para todo mundo. Os novos espaços também ajudaram nisso, as crianças ficaram curiosas e alegres”, comentou.
Integração com as famílias
Já é uma tradição no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, que fica em Pontal de Camburi, receber a comunidade escolar com muita alegria, música e teatro. A ideia é tornar a fase de adaptação mais prazerosa e leve para todos os envolvidos.
Nancy Ortega, mãe de Gabriel e Mariana, do grupo 6, falou sobre o misto de sentimentos que desafiam tanto as famílias quanto as crianças. “Presenciamos uma energia incrível, esse retorno é uma mistura de emoções, mas fico satisfeita por saber que meu filho está em um dos melhores Cmei de Vitória. A equipe faz de tudo para tornar essa fase tranquila e agradável. Que tenhamos um ano rico de aprendizado e amor”.
Clara Alvarenga, mãe de João, do grupo 4, contou que o primeiro dia foi mais desafiador, mas ressalta a evolução já no segundo dia. “Ontem deixá-lo foi mais difícil e hoje ele já chegou ansioso, querendo brincar, nem olhou para trás”, compartilhou a mãe.
Confira algumas dicas para ajudar as crianças na fase de adaptação
- Comece gradualmente: introduza a rotina escolar aos poucos, especialmente se a criança nunca esteve em um ambiente escolar antes.
- Mantenha uma escuta sensível: esteja disponível para ouvir as preocupações e sentimentos da criança sobre a escola.
- Estabeleça uma rotina em diálogo com as crianças: a previsibilidade pode ajudá-las a se sentirem mais seguras, confortáveis e protagonistas nas ações.
- Seja positivo, encorajador e afetuoso: reforce os aspectos positivos da escola e demonstre entusiasmo sobre as novas experiências que a criança terá.
- Possibilite às crianças vivenciar experiências que permitam protagonismo e autoria, para que se reconheçam nos diferentes ambientes, ampliando o sentimento de pertencimento à escola e à comunidade.
- Fique atento aos sinais de estresse: esteja ciente de possíveis sinais de estresse ou ansiedade na criança e procure maneiras de apoiá-la.
- Estabeleça conexões com outras famílias e crianças: participar de eventos escolares ou atividades extracurriculares pode ajudar a construir um senso de comunidade e apoio mútuo.
- Procure estabelecer um diálogo com a escola referente aos desafios e possibilidades, para assim ampliar a rede de atenção e cuidado à criança.
- Celebre as conquistas: reconheça e comemore os sucessos da criança na adaptação escolar, mesmo que sejam pequenas vitórias.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.