Em dias chuvosos nobreak’s garantem mais estabilidade aos semáforos da capital

Em dias chuvosos nobreak’s garantem mais estabilidade aos semáforos da capital

Diante dos dias chuvosos vivenciados no mês de novembro, os 60 nobreak’s instalados nos semáforos de Vitória foram determinantes para permanecer com a operação em pleno funcionamento, apesar das ocorrências de quedas de energia.

Na falta de transmissão de energia elétrica, esses equipamentos são acionados de maneira automática e os semáforos continuam funcionando, sem interrupções, por um período de até 6 horas, o que melhora diretamente a segurança nos cruzamentos semaforizados, minimizando as falhas dos equipamentos e preservando a mobilidade dos veículos.

“Os equipamentos garantem o funcionamento ininterrupto dos semáforos, ofertando mais segurança nas vias e permitindo o fluxo dos cruzamentos. Neste ano, foram adquiridos 20 nobreak’s, instalados em cruzamentos com maior de fluxo de veículos, maior variação de fornecimento de energia e maior risco de acidente, na falta de funcionamento dos semáforos”, destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

Eficiência

O secretário relatou, ainda, que nos dias chuvosos são comuns as ocorrências de trânsito nos cruzamentos, que por vezes são ocasionadas pelo não funcionamento de equipamentos semafóricos. Porém, com o funcionamento adequado dos nobreak’s, os riscos de falhas no funcionamento dos semáforos é muito baixo, o que reduz as chances de acidentes.

“O impacto positivo dos equipamentos é visível e deverá continuar sempre que o volume de chuva for grande, como tem ocorrido”, elogiou Mariano.

Há previsão de serem instalados 42 novos nobreak’s durante o ano de 2023. Todos os cruzamentos da capital são monitoradas e o município seguirá buscando alternativas e valorizando a tecnologia para prevenir ocorrências.

 

Fonte: PMV