Desenvolvendo o Saber: Projeto na Emef Suzete Cuendet Fomenta Alfabetização Científica e Criatividade.

Desenvolvendo o Saber: Projeto na Emef Suzete Cuendet Fomenta Alfabetização Científica e Criatividade.

Um projeto inovador está transformando o ensino de ciências em uma jornada empolgante e interativa para os alunos do 6º ao 8º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, que fica em Maruípe. Sob a coordenação da professora Vanessa Oliveira e com a valiosa parceria de estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), o projeto está conquistando os educandos ao estimular a Alfabetização Científica de forma criativa e envolvente.

Essa proposta educativa se concentra em atividades que promovem a leitura, a prática e a divulgação científica. O objetivo principal é fazer com que os estudantes adotem uma postura mais reflexiva e crítica em relação ao mundo que os cerca, enquanto desenvolvem habilidades fundamentais de compreensão científica.

Assim, o projeto envolve diversas abordagens para a Alfabetização Científica. Os alunos da Emef Suzete Cuendet são incentivados a mergulhar na leitura de textos científicos, reportagens e materiais relacionados aos conteúdos curriculares. Essa prática visa ampliar seus horizontes e inspirar um pensamento crítico e curioso.

A partir das informações obtidas, os alunos participam de atividades práticas, investigativas e de observação, utilizando todos os recursos disponíveis na escola, incluindo o laboratório de Ciências, a horta, o laboratório de informática e o auditório. Essas experiências concretas ajudam a reforçar o conhecimento adquirido e proporcionam uma abordagem prática à ciência.

Suzetecast: o poder do podcast

Um dos aspectos mais emocionantes do projeto é o “Suzetecast,” um podcast criado pelos próprios alunos. Esse veículo de comunicação moderno e popular permite que os estudantes compartilhem o conhecimento adquirido de forma envolvente e interativa. O nome “Suzetecast” foi escolhido pelos alunos e representa a busca pelo conhecimento, a informação e a interatividade, além de homenagear o nome da unidade de ensino.

O podcast aborda os temas discutidos em sala de aula e nos textos científicos lidos pelos alunos. Além disso, a ferramenta de comunicação permite que eles expressem suas opiniões, criando um ambiente de diálogo e aprendizado mútuo.

Paola Coelho, aluna do 8º ano da EMEF Suzete Cuendet, compartilhou sua experiência no projeto: “Eu achei as aulas bem legais e criativas. Trabalhamos temas importantes como a importância de se alimentar bem, dentre outros. Gostei bastante e foi bom porque criamos um diálogo entre nós, participamos ativamente do desenvolvimento do podcast, desde a escolha do assunto até a gravação. Eu aprendi bastante e me diverti também”, disse a estudante.

Aprimorando habilidades 

Para enriquecer ainda mais o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um curso de Extensão e Divulgação Científica oferecido pelo projeto “Ciência Compartilha” da Universidade do Estado de Minas Gerais, no final de julho. Durante o curso, eles aprofundaram seus conhecimentos sobre o universo do podcast na perspectiva da rádio escolar, aprenderam técnicas de gravação, programas de edição e como integrar essa ferramenta no processo de ensino aprendizagem.

Este projeto é um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformada por meio da criatividade, do uso de tecnologias contemporâneas e do compromisso de educadores e estudantes em buscar conhecimento e compartilhá-lo com entusiasmo.

“É realmente gratificante ver o impacto positivo que o projeto está tendo em nossos alunos. Como educadora, meu objetivo sempre foi tornar o aprendizado uma experiência envolvente e significativa, e este projeto me deixa imensamente orgulhosa. Estamos estimulando a Alfabetização Científica, o que é crucial em um mundo cada vez mais guiado pela ciência e pela tecnologia. Queremos que nossos alunos não apenas absorvam informações, mas também saibam questionar, analisar e comunicar o conhecimento de forma eficaz”, destacou a professora Vanessa.

Fonte: PMV