Defensoria Pública do ES Solicita Providências à Vivo devido a Problemas com Sinal de Telefonia e Internet na Grande São Pedro

Defensoria Pública do ES Solicita Providências à Vivo devido a Problemas com Sinal de Telefonia e Internet na Grande São Pedro

Com Participação Ativa da Liderança Comunitária Fernando dos Santos Oliveira

A Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), através do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), está tomando medidas para garantir os direitos dos consumidores da Grande São Pedro, em Vitória/ES, diante dos recorrentes problemas de sinal de telefonia e internet enfrentados pelos usuários da Vivo na região.

Fernando dos Santos Oliveira – Liderança Comunitária

Fala de Fernandão:

“Nossa comunidade está sofrendo há tempos com esses problemas, e chegamos a um ponto insustentável. É inaceitável que continuemos pagando por um serviço que não é devidamente prestado. Estamos cansados das desculpas repetitivas e injustificáveis da Vivo. Como líder comunitário, é meu dever lutar pelos direitos dos moradores da Grande São Pedro, e contar com o apoio da Defensoria Pública é um passo crucial para garantir que nossas vozes sejam ouvidas e que a situação seja resolvida o mais rápido possível.”

A DPES, ciente de sua missão constitucional e legal de promover os direitos humanos e o acesso à justiça, recebeu informações do Sr. Fernando dos Santos Oliveira, líder comunitário na Grande São Pedro, e da mídia sobre as seguintes reclamações persistindo até a data atual, 29 de dezembro de 2023:

  1. Problemas Contínuos com a Vivo:
    • Usuários relatam experiências negativas, incluindo sinal fraco ou inexistente.
    • Reclamações de serviço ruim há mais de um mês, mesmo pagando as faturas.
  2. Insatisfação com a Resposta da Empresa:
    • Frustração com desculpas da Vivo, especialmente alegações de vandalismo.
  3. Comparação com Outras Operadoras:
    • Usuários insatisfeitos com a Vivo comparam negativamente com Claro e Oi.
  4. Descontentamento com a Qualidade do Serviço:
    • Queixas sobre tentativas de vendas indesejadas e atualizações que pioraram a conectividade.
  5. Demora na Resolução de Problemas:
    • Críticas à demora da Vivo em resolver problemas, comparando com outras empresas.
  6. Outras Reclamações Incluem:
    • Falta de visibilidade dos técnicos, comparações com outras operadoras, perdas financeiras e desculpas repetitivas.

Considerando a função do Nudecon da DPES em promover a defesa do consumidor, são feitos os seguintes questionamentos à Vivo:

  1. Previsão de Retorno:
    • Data concreta para que os serviços da Vivo retornem com 100% da qualidade prevista nos contratos.
  2. Quantidade Total de Contratos:
    • Total de contratos firmados entre a Vivo e moradores da Grande São Pedro.
  3. Percentual Afetado por Vandalismo:
    • Percentual de contratos afetados pelos alegados atos de vandalismo.
  4. Locais dos Atos de Vandalismo:
    • Ruas e localidades onde ocorreram os atos de vandalismo.
  5. Comunicação com Consumidores:
    • Se os clientes afetados estão sendo comunicados conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
  6. Compensação aos Consumidores:
    • Planos de compensação para as falhas de serviços apontadas.
  7. Manutenção na Região:
    • Detalhes sobre a manutenção na região, ruas, trechos, bairros, horários, dias e quantidade de funcionários.

Fernandão tem sido o canal vital entre a comunidade e a DPES, apresentando as reclamações e detalhes dos problemas enfrentados pelos usuários da Vivo. A liderança ativa de Fernandão destaca a importância de líderes comunitários na defesa dos direitos dos cidadãos em situações críticas como esta.

A DPES, reconhecendo a urgência da situação e a vulnerabilidade dos consumidores afetados, apresentou uma série de questionamentos à Vivo, aguardando respostas em até 24 horas. A ênfase na liderança de Fernadão reforça a necessidade de uma solução rápida e eficaz para os problemas enfrentados pela comunidade da Grande São Pedro.