Crianças Participam de Atividade com Resgate de Memória Afetiva e Muita Diversão
Infância, brincadeiras e boas memórias. A atividade “Vivências Brincantes”, realizada nesta quarta-feira (23) pelos dinamizadores de arte, música e educação física do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi, com as crianças e famílias dos grupos 5 e 6, proporcionou uma experiência única para todos os envolvidos.
A equipe promoveu uma manhã de brincadeiras oriundas da cultura indígena e afro-brasileira, valorizando a cultura dos povos originários e oportunizando resgate de memória afetiva, fortalecimento de vínculos, diversão e muito aprendizado para os pequenos e suas famílias, que compareceram em grande número.
Pula corda, “escravos de Jó”, peteca, cabo de guerra, danças e brincadeiras com brinquedos confeccionados pelas próprias crianças foram algumas das atividades divertidas que as famílias e as crianças puderam experimentar no pátio da unidade de ensino.
“O movimento brincante revela vivências educativas que sobrevoam a cultura brasileira. Por isso promovemos o brincar, a expressão com alegria e a possibilidade de criar momentos divertidos e integradores entre as crianças e as famílias”, explicam os professores Renata Felix, Rubia Demarque, Ketima Xavier e Richard Oliveira, responsáveis por conduzir as atividades com apoio das pedagogas Walkiria Coutinho e Katia.
A dinâmica foi muito bem recebida pelas famílias, que demonstraram muita alegria e satisfação enquanto participavam das brincadeiras. Elas destacaram o resgate de memória afetiva possibilitado pelas brincadeiras antigas, e também a integração com as outras crianças e seus familiares.
“Superdivertido. Acho muito bacana a participação dos pais junto com as crianças. Traz um sentimento muito legal por resgatar brincadeiras que cada vez mais parecem perdidas. Traz à tona uma memória afetiva da infância, é superválido trazer isso de volta para que elas conheçam como era antes das telas”, reforçou Fabiano Pereira, pai de Leonardo, do grupo 5.
“Foi uma experiência muito bacana. Uma interação muito legal e de uma forma muito válida. Nos aproxima mais dos outros pais e do cotidiano das crianças. O sentimento é muito bom, é como voltar a ser criança, com muita alegria, e também resgata o brincar de verdade, sem telas”, destacou Bianca Arcanjo, mãe da Mariana, do grupo 6.
“Eu achei superdivertido, trouxe uma sensação muito gostosa de relembrar a infância, as brincadeiras e toda a diversão, que era diferente de como é hoje em dia”, pontuou Aline Fonseca, mãe de Cecília do grupo 5. (O “que” está se referindo a diversão, então fica no singular. Mas para ficar no singular foi preciso mudar a escrita)
A ação faz parte do projeto de sala dos dinamizadores, que tem o tema “Brincando com as histórias que contamos”, cujo objetivo principal é propor experiências no resgate de brincadeiras cantadas, brinquedos, jogos e músicas de matriz cultural indígena e afro-brasileira, que foram vivenciadas pelos? na infância das famílias da comunidade escolar.
Fonte: PMV