Crianças de CMEI em Resistência se encantam com a Semana da Literatura Infantil

Crianças de CMEI em Resistência se encantam com a Semana da Literatura Infantil
Semana da literatura infantil encanta crianças de Cmei em Resistência

Uma manhã de muita alegria e afeto para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anísio Spínola Teixeira, que fica no bairro Resistência. A unidade de ensino realiza nesta semana a “Semana da Literatura Infantil” e, nesta quarta-feira (19), foi dia de contação de história com a professora Elizabete Coutinho.

As crianças ficaram encantadas com a história “A nuvenzinha triste”, da autora Bia Bedran. Em um cenário especial produzido pela equipe escolar no pátio do Cmei, a professora utilizou elementos lúdicos para envolver os pequenos na história que fala sobre a importância da água para o meio ambiente, além de abordar conceitos como a valorização da amizade e o respeito às diferenças.

O objetivo da ação foi estimular o gosto pela leitura e pelas histórias infantis, uma vez que a leitura é responsável por desenvolver aspectos relevantes para o aprendizado na infância. Cerca de 130 crianças dos grupos 2, 3, 4 e integral participaram da atividade.

“Mesmo vivendo em um mundo cada vez mais tecnológico e com uma variedade enorme de conteúdos digitais, a nossa equipe acredita que os livros trazem grandes oportunidades de aprendizado e que continua sendo fonte inesgotável de conhecimento”, explicou a pedagoga Giovana Velame.

Literatura e sustentabilidade

Além disso, a educadora ressalta que as histórias infantis levam as crianças a viajarem pelo mundo fantástico das aventuras e da criatividade, além de ampliar os conhecimentos acerca da cultura de outros povos e também preservar a história, para ser transmitida geração a geração.

A ação faz parte de diversas atividades de estímulo à leitura previstas no plano de ação do Cmei, dentro do projeto institucional que será desenvolvido na unidade de ensino neste ano, denominado “Eu cuido de você, você cuida de mim e nós cuidamos do mundo”.

“O fazer cotidiano da equipe tem o objetivo de ressaltar a importância do livro infantil, reconhecendo que a leitura é responsável por desenvolver aspectos relevantes para o aprendizado na infância. Na parte da tarde, o diálogo com a leitura continua, quando as crianças participam de um piquenique literário, que tem como proposta trazer a história contada pelas professoras”, completou a pedagoga Giovana.

As ações são articuladas pelas pedagogas Giovana Velame, Luciana Mazzo, Ana Carolina de Oliveira e Juliana Nunes, com apoio da diretora Karine Cruz, da coordenadora Valdirene Novaes e da equipe de professores.

 

Fonte: PMV