Copa do Mundo: PMV dá orientações para torcedores que vão enfeitar ruas

Copa do Mundo: PMV dá orientações para torcedores que vão enfeitar ruas

Os brasileiros tradicionalmente se preparam para a Copa do Mundo com decorações temáticas e pinturas nas ruas da cidade. Por isso, a Prefeitura de Vitória traz recomendações para que tudo seja feito dentro da legalidade e de forma segura na hora de enfeitar os espaços.

Os torcedores poderão pintar ruas e calçadas, desde que tenham a autorização dos proprietários dos imóveis. Além disso, as pinturas precisam ser feitas com tinta à base de água ou cal, que sai com o passar dos dias. Também não é permitido imagens com qualquer tipo de propaganda. Nesse caso, os proprietários das edificações podem ser intimados para se regularizar. Se não o fizer, pode ser multado. O valor varia de acordo com o tamanho do desenho.

“Queremos uma cidade organizada e feliz. É uma tradição torcer pelo país, enfeitar ruas e a casa. Mas é preciso atenção para respeitar as regras e fazer a limpeza após os jogos”, explicou a gerente de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Bianca Assis Ribeiro de Sousa Loureiro.

Caso os moradores desejem fechar calçadas ou ruas para a pintura das mesmas, para comemoração ou assistir aos jogos da Copa, devem também pedir a autorização para a interdição parcial ou total da calçada ou da via à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). Carros de som são proibidos na cidade, segundo o decreto 17304/18 que estimula multa em caso de descumprimento. Qualquer denúncia ou reclamação de irregularidade deve ser feita por meio do Fala Vitória156.

Confira as regras:

O que pode:
• Pintar ruas e calçadas, mas sem fazer propaganda. As tintas devem ser à base de água e cal.

O que não pode:

  • Pintar avenidas de grande circulação.
  • Fazer propaganda em faixas e banneres.
  • Pendurar bandeirinhas ou qualquer placa comemorativa que atrapalhe semáforos, sinalização ou placas de trânsito ou em fios de eletricidade e telefonia.
  • Pintar árvores, semáforos, sinalização horizontal ou placas de trânsito.
  • Pintar equipamento e imobiliário urbano.
  • Fixar placas em praças, parques e jardins.
  • Bandeirolas e outros adornos podem ser pendurados por barbantes de algodão. Materiais de metal, como arames, papel laminado e serpentina metalizada e outros, devem ser evitados porque são condutores de energia e podem ocasionar choques na rede elétrica.
  • Recomenda-se que os enfeites – e principalmente as bandeirinhas penduradas de um poste a outro – estejam pelo menos a 1 metro de distância dos fios elétricos e abaixo deles.
  • Balões que sobem ao céu com o auxílio de fogo estão proibidos no país, sob risco de multa e detenção, devido ao risco de incêndios e contato com a rede elétrica.

 

Fonte: PMV