Com ações da gestão Pazolini, Vitória fecha primeiro semestre de 2025 com redução de 42% das mortes no trânsito

Com ações da gestão Pazolini, Vitória fecha primeiro semestre de 2025 com redução de 42% das mortes no trânsito

Vitória encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma queda de 42% no número de mortes no trânsito, com destaque para junho, quando não houve registro de fatalidade. De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, foram registrados 14 óbitos nas vias da capital entre janeiro e junho deste ano, contra 24 no mesmo período de 2024.

A redução é reflexo direto das ações de fiscalização e prevenção intensificadas pela Guarda Civil Municipal de Vitória, especialmente por meio de blitze em pontos estratégicos e campanhas de conscientização junto à população.

O gerente de Trânsito da capital, Marcelo Paraguassu, destacou o impacto positivo desse resultado. “Essa redução representa mais vidas preservadas e uma cidade mais segura para se viver e circular. É o resultado de um trabalho contínuo, com planejamento, presença firme da Guarda de Vitória nas ruas e um esforço integrado entre educação para o trânsito e fiscalização efetiva”, pontuou Paraguassu.

 

Somente no primeiro semestre, foram realizadas 129 blitze, com foco em motocicletas, alcoolemia e demais itens de segurança no trânsito.
Além das blitze nas ruas, a Guarda de Vitória também tem investido na educação para o trânsito, por meio de ações promovidas pela Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap). As atividades são realizadas em escolas, parques e praças da cidade, levando informações de forma lúdica e acessível para crianças e adolescentes. Foram levadas informações para a formação de futuros condutores, sobre o uso dos modais elétricos e também o respeito entre ciclistas, pedestres e condutores.

Já o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarilio Boni, reforçou a importância da atuação da Guarda de Vitória e do compromisso da administração municipal com a vida. “Pensar em um trânsito mais seguro para todos é pensar em mobilidade urbana e qualidade de vida. Esses dados apontam que o planejamento vem dando certo, com operações bem estruturadas que seguem atuando com responsabilidade para proteger nossa população”, destaca o secretário.