Colaboração Artística: Crianças e Adolescentes de Vitória Brilham na Trilha de Curta.
Depois de criar uma história, desenhar, pintar, recortar, moldar e animar personagens e cenários, crianças e adolescentes da Região da Grande Goiabeiras vão compor a trilha sonora do curta-metragem “O Gato da Minha Irmã”. A quinta e última oficina do projeto “Animação na Caoca” para preparação do filme será realizada de 25 a 29 de setembro, das 13h30 às 16h30, na sede da Casa de Atendimento e Orientação a Criança e o Adolescente (Caoca), em Maria Ortiz.
O projeto foi selecionado em edital do Fundo Municipal da Infância e Adolescência/FIA (por meio do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente/Concav e repassado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Vitória. O projeto tem a realização do Instituto Marlin Azul, em parceria com a Casa de Atendimento e Orientação a Criança e o Adolescente (Caoca).
Assim como aconteceu nos quatro encontros anteriores, os participantes se reunirão em uma roda de conversa para discutir as temáticas do roteiro inspirado no respeito à diversidade e às diferenças e no combate ao preconceito e às violências.
Eles assistirão a algumas cenas finalizadas do curta e, a partir daí, serão estimulados a desenvolver ideias e sonoridades, a construir instrumentos percussivos, utilizando recursos acessíveis, como, por exemplo, as próprias vozes, sons tirados do corpo e de objetos simples encontrados no cotidiano.
Em um dos momentos da oficina, o grupo convidará músicos da comunidade para se juntarem à turma, reforçando o processo participativo da obra. Ao final, as criações comporão a trilha musical e a ambientação sonora da animação.
As aulas terão a orientação do poeta, radialista e educador social, Renato Fraga, oficineiro com 20 anos de trabalho em projetos sociais e artísticos, junto a crianças e adolescentes.
“Animação na Caoca” quer envolver e sensibilizar crianças e adolescentes, assim como familiares e a comunidade, em torno do diálogo, da reflexão e do debate sobre temas que possam ampliar a conscientização e contribuir para o combate às violações de direitos humanos e sociais. Ao mesmo tempo, os participantes têm uma vivência de iniciação à linguagem e às técnicas de animação através da articulação entre vários saberes, da difusão de tecnologias de informação e comunicação e da atuação em rede.
Criação coletiva
“O Gato da Minha Irmã” conta a história de João Carlos, um menino de 10 anos, que ao sair de casa em busca da irmã desaparecida enfrentará uma jornada de perigos e descobertas. Durante a primeira oficina (26 a 30 de junho), crianças e adolescentes compartilharam relatos e opiniões, trocaram ideias e costuraram argumentos por meio de um processo lúdico e colaborativo para a construção do roteiro, com a orientação da cineasta Luelane Corrêa.
Nas segunda (10 a 13 de julho), terceira (24 a 27 de julho) e na quarta oficina (28 a 31 de agosto), os grupos de alunos refletiram sobre a temática do roteiro, experimentaram os brinquedos ópticos – que criam a ilusão do movimento e ajudam a entender o princípio básico do cinema de animação – desenharam e animaram as cenas da obra, aprendendo técnicas como Desenho 2D, stopmotion em massinha e recorte. Os participantes também gravaram os diálogos do curta através de exercícios de improvisação para atuação dramática. As oficinas de animação tiveram a orientação das animadoras Marinéia Anatório, Ariane Piñeiro e Analúcia Godoi, além da produção da artista plástica Yvana Belchior.
Assim que o filme ficar pronto será lançado em sessões de cinema acompanhadas de debates, reunindo os criadores, seus familiares e a comunidade em geral. As exibições acontecerão na sede da Caoca, em escolas municipais e outras organizações sociais localizadas na região da Grande Goiabeiras.
Quer ver mais projetos emocionantes como esse?
Faça sua doação por meio do Imposto de Renda. Nossas crianças e adolescentes merecem!
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui