Centro de Vitória pode ficar sem cartórios
Tradicional no Centro de Vitória, o cartório Sarlo está prestes a fechar as portas na região. Uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obrigou o fechamento imediato de filiais de cartório em todo o Espírito Santo. Nenhum cartório pode ter mais filiais. Por consequência, o cartório Sarlo, localizado na Praça Costa Pereira, está transferindo a matriz para outro ponto em Santa Lúcia.
O artigo 43 da Lei 8.935/1994 proíbe que cartórios funcionem em mais de um local. Dessa forma, o funcionamento do Sarlo na região do Centro estaria irregular.
O presidência da Associação de Moradores do Centro de Vitória (AMACentro), Lino Feletti, disse que o cartório Sarlo do Centro está direcionando o atendimento para pessoas físicas. Já a pessoa jurídica, o atendimento é realizado em Santa Lúcia.
Segundo Feletti, a saída dos cartórios prejudica o Centro, porque esvazia a região ainda mais. Além disso, prejudica os funcionários que trabalham no cartório. Sem contar que reduz a presença de pessoas que vão ao cartório e, depois, a outros locais no Centro, situação que pode reduzir o consumo na região e o seu prestígio.
A direção do Cartório Sarlo informou que, a partir do dia 31 de janeiro de 2021, a filial do Centro da Capital encerrará os atendimentos. A partir desta mesma data, os serviços prestados serão realizados no cartório situado na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Santa Lúcia.
(Com informações do ES hoje)
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.