Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado pela Guarda de Vitória

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado pela Guarda de Vitória

Um jovem, de 21 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na Avenida Nossa Senhora da Penha, na Praia do Canto, com carro roubado.

O veículo havia sido roubado em setembro de 2024. A proprietária estava passando pelo bairro Engenho do Porto, na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, quando foi “fechada” por uma moto com dois ocupantes. Um deles estava armado e obrigou a condutora a sair do veículo. Os bandidos fugiram levando o Creta com menos de um ano de uso.

Com ajuda da Gerência de Inteligência e da Central de Monitoramento da Guarda de Vitória (Ciom), a motocicleta foi identificada circulando pela Avenida Nossa Senhora da Penha. De imediato, as equipes do patrulhamento foram informadas sobre a localização do veículo e as respectivas características repassadas.

“Recebemos a comunicação da Central de Monitoramento de que o veículo estava vindo de Vila Velha e que avançava pela Reta da Penha. À medida que recebíamos informações do trajeto, em tempo real, nos preparamos para realizar a abordagem já na Praia do Canto”, detalhou o guarda municipal Fabiano, da Equipe 12h da Guarda de Vitória.

O motorista não possui passagens criminais. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Vitória.

Motos
Horas antes, outras duas motocicletas foram apreendidas pela Guarda de Vitória. Uma delas tinha R$4 mil de débitos como multas e licenciamentos vencidos. O veículo foi parado na Rodovia Serafim Derenzi, no Bairro Estrelinha, e foi removido para o pátio autorizado.

Já a outra moto foi encontrada na Praça Oito, no Centro de Vitória. O veículo original era produto de um roubo mas estava com placa de uma moto sem restrição, o chamado clone. O condutor foi levado para a Delegacia Regional de Vitória e o veículo recolhido.

Tecnologia
Em Vitória, a Guarda de Municipal tem trabalhado fortemente para evitar roubos e recuperar veículos. A comprovação disso é a expressiva diminuição de roubos de veículos, que caiu 36% em relação aos anos de 2023 e 2024.

A queda é um reflexo das ações estratégicas de segurança, distribuídas por toda cidade, com patrulhamentos diários e em pontos específicos, atuando na prevenção.

Além das equipes nas ruas, a corporação também conta com uma grande aliada: a tecnologia. A Central de Monitoramento possui 1.138 câmeras espalhadas por toda a capital, com guardas realizando a vigilância 24 horas. O recurso colabora com uma atuação mais rápida e precisa, ampliando a capacidade de atuação.

Outro pilar das políticas de segurança é a Gerência de Inteligência, que realiza levantamentos de informações e trabalha em conjunto com as demais forças de segurança.

“Mas nada disso é possível se não tivermos todo o efetivo capacitado e apto a realizar o serviço de patrulhamento bem feito e pronto para realizar as funções que a área de segurança exige. É um trabalho árduo, mas que vem sendo feito com determinação pelas equipes”, pontua Dayse Barbosa, comandante da Guarda de Vitória, sobre a qualificação da tropa ser o terceiro pilar das ações de segurança na capital.