Canal de Camburi: Pazolini visita obras do maior investimento em turismo da história do Espírito Santo

Uma obra que vai gerar renda, movimentar a economia e promover ainda mais o turismo em um dos cartões-postais de Vitória. A urbanização do Canal de Camburi segue a todo vapor, com o avanço da concretagem do deque na margem de Jardim da Penha. A obra, que é parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, vai transformar o espaço em um ambiente dinâmico e atrativo, proporcionando benefícios tanto aos residentes quanto aos visitantes, bem como contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
A infraestrutura projetada cobre aproximadamente 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas, margeando as bordas do canal nos bairros Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Luiza e Pontal de Camburi, totalizando 32.000 m² de área construída.
A região vai ganhar uma orla com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e uma travessia do novo Canal de Camburi, dentro do projeto Vitória de Frente para o Mar. O projeto preserva e incentiva as atividades de pesca e os usos náuticos existentes.
Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que realizou uma nova visita técnica ao local, nesta quarta-feira (10), esse é o maior investimento em turismo da história do Espírito Santo. “o novo Canal de Camburi será moderno, inclusivo e se tornará o principal ponto turístico do estado, representando uma verdadeira revolução social. Criaremos ambientes acolhedores, áreas de contemplação com deques, marinas, guarda-corpos, rampas e áreas alagáveis. Tudo isso para que a cidade se volte para o mar, permitindo uma exploração turística completa, preservando o meio ambiente e proporcionando o desenvolvimento”.
“Esse projeto é aquele sobre o qual todo capixaba, especialmente os residentes de Vitória, sempre comentavam. Parece inacreditável que ninguém tenha prestado atenção para essa orla. Essa é exatamente a nossa intenção. Trata-se do programa ‘Vitória de Frente para o Mar’, e compreendemos que seja a obra mais emblemática da Ilha de Vitória. Isso transformará a perspectiva do turismo e da ocupação desse ponto que é o mar. Estamos nos voltando para a frente do mar. Portanto, considero este investimento verdadeiramente emblemático. Nunca antes o município recebeu um investimento dessa magnitude”, destacou o secretário de Obras, Gustavo Perim.
Intervenções
A primeira etapa contempla – ao Norte – o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.
O projeto de urbanização tem como objetivo abrir o canal para a população de Vitória por meio da criação de equipamentos e espaços de uso público e lazer. Na margem norte, além da calçada de pedestres, o projeto propõe a implantação de uma praça para eventos e arquibancada, conectando o território à água.
Na margem sul, estão previstas áreas destinadas à construção futura de duas edificações de uso comercial e uma peixaria. A proposta ainda propõe a construção de uma passarela de pedestres com objetivo de conectar as duas margens, fazendo a ligação entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luiza.
Vitória de Frente para o Mar
As obras integram o Projeto Vitória de Frente para o Mar que tem como objetivo de requalificar as orlas da cidade, por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.