Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes Começa no Sábado (26) em Vitória

Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes Começa no Sábado (26) em Vitória

Vitória da Vacina! A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) inicia, neste sábado (26), a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, sendo o dia “D” de mobilização em 02 de setembro (sábado).

Neste sábado (26), das 8h às 15h, terá vacinação nas Unidades de Saúde Santo Antônio, Jardim Camburi e Jardim da Penha. Durante a semana, a vacinação acontece em todas as salas de vacina do município. Não há necessidade de agendamento prévio.

“O objetivo da campanha é mobilizar os pais e responsáveis a levarem seus filhos para atualização do cartão de vacinação, ampliando as coberturas vacinais, impedindo assim a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinas registradas nos últimos anos. As vacinas são seguras e recomendadas pelo Ministério da Saúde. Manter a situação vacinal em dia é importante para a proteção individual, mas também para controlar doenças e promover a proteção coletiva”, destacou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Todos os imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esta faixa etária estarão disponíveis, de forma seletiva, considerando o esquema vacinal prévio.

Estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite A, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY, Covid-19 e Influenza.

“É fundamental que toda a população compareça na sala de vacina mais próxima de sua residência, levando o cartão de vacinação, CPF e/ ou cartão nacional do SUS, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que precisam ser aplicadas”, falou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio.

Fonte: PMV