Aumento da Lista de Beneficiários: Vix + Cidadania Adiciona 614 Novas Famílias
A manhã deste sábado (13) foi de muita felicidade na entrega de mais de 600 cartões do Vix + Cidadania, no Tancredão.
As famílias beneficiadas são acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Centro, Continental, Jucutuquara, Santa Martha, Santo Antônio e São Pedro I.
“É gratificante ver o Tancredão cheio hoje. Tem coisas na vida que a gente tem orgulho, mas de algumas nós temos muito mais. Ter implantado o Vix + Cidadania é algo que vai marcar a história da cidade, pois esse projeto é um investimento nas pessoas, e para fazer política social séria, precisamos investir nas famílias. Sabemos da importância desse cartão e como ele faz diferença na segurança alimentar e nutricional das pessoas” declarou a secretária de Assistência social, Cynthia Schutz.
No próximo sábado (20), mais 529 cartões serão entregues para moradores dos bairros Consolação, Inhanguetá, Itararé, Maruípe, Praia do Canto e São Pedro II. Os cartões das unidades de média e alta complexidade – CREAS, Centro Pop e Abrigos – serão entregues nos próprios serviços a partir do dia 15, num total de 221.
Neste mês, a folha de abril terá 4.565 famílias. Dentro deste número, será um total de 1.364 novos beneficiários.
Diante de um público de aproximadamente 600 pessoas, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, expressou sua satisfação em estar presente em mais uma entrega.
“Hoje estamos dando mais um passo importante. Vitória é a única capital do Brasil que tem esse cartão, e isso é fruto do trabalho que realizamos no dia a dia. Estamos diariamente indo nas comunidades e levando avanço social. Nós temos a sensibilidade para entender a realidade que a população passa e entender que é preciso ajuda, amparo, acolhimento e cuidado para termos uma cidade boa para todos”, disse.
No local, equipes da Secretaria de Saúde(Semus) estavam de prontidão para aplicar vacinas da influenza, gripe, entre outras. Além disso, os munícipes puderam aproveitar pipoca, algodão-doce, picolé, pula-pula e castelão. A Banda da Guarda também esteve animando o público com muita música.
“Esse cartão chegou em boa hora. Sou mãe solteira, crio a minha filha sozinha. No momento, eu estou desempregada e isso pesa muito, pois as despesas precisam ser pagas e precisamos nos alimentar. Desde dezembro eu estou na espera desse cartão e agora ele veio para somar.”, disse Maxcilene, beneficiada e moradora do bairro São pedro
Gratidão. Esse era o sentimento de Deusiane, moradora do bairro Santa Lúcia, que perdeu os pais para a COVID-19 e, morando sozinha em sua residência, passava por necessidades. Nesta manhã de sábado, seu único desejo era comprar pão de sal. “Hoje o meu choro é de felicidade, estou sendo beneficiada com o meu primeiro auxílio. Vou sair daqui e passar direto no mercado”, disse.
O sentimento de Deusiane era o mesmo que o de muitos, como o da Cátia, moradora do bairro Ilha do Príncipe, e o de Rejane, moradora do bairro São José. “Eu sou mãe de duas crianças, uma de 4 e outra de 5 anos, e estou esperando meu terceiro filho. Quem tem criança em casa sabe como é, eles sentem vontade e nós temos que prover. Esse auxílio será de grande ajuda”, disse Rejane.
O benefício
O Vix + Cidadania é um programa de transferência de renda focado na segurança alimentar e nutricional, instituído pela Lei Nº 9.861/2022 e regulamentado pelo Decreto nº 21.156/2022.
Cartões
O benefício é concedido por meio de cartões magnéticos, do tipo vale-alimentação. O cartão funciona em estabelecimentos conveniados da capital, movimentando a economia local. Os estabelecimentos credenciados não podem cobrar taxas extras ao valor da compra. Em caso de irregularidades, é possível denunciar por meio do 156.
Erradicação da extrema pobreza
Com a instituição do Vix + Cidadania, Vitória passou a ser a primeira capital a erradicar a extrema pobreza e vai beneficiar todas as famílias nessa condição que possuem registro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único) e, prioritariamente, que não são contempladas pelos programas dos governos federal e estadual.
As famílias foram selecionadas a partir dos critérios estabelecidos na Lei Municipal 9861/2022: ser residente e morador de Vitória; estar em situação de extrema pobreza, pobreza ou violação de direitos; estar inscrito no CadÚnico, atualizado a menos de dois anos; e estar registrado no sistema da Assistência Social de Vitória.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui