Arte nas paredes do Cras de São Pedro retratam acolhimento

Arte nas paredes do Cras de São Pedro retratam acolhimento
Acolhimento é retratado em forma de arte nas paredes do Cras de São Pedro

Que a maioria dos trabalhadores passam mais tempo em seu local de trabalho do que dentro da própria casa é consenso. E foi pensando em transformar o ambiente de trabalho num espaço mais acolhedor, que trouxesse bem estar, mais leveza, descontração e que “falasse” sobre o próprio trabalho realizado ali, que nasceu a proposta da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Pedro II de encher de flores o principal local de acesso dos usuários e trabalhadores: o corredor de acesso às salas e auditório.

A coordenadora do Cras São Pedro II Kamilla Marques contou que a semente foi plantada pela equipe que atua no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para adolescentes de 15 a 17 anos – Projovem do local, a partir de reflexão conduzidas pela técnica de referência Edimara Marçal sobre o mês da mulher.

“Como lidamos com muitas situações desafiadoras. Nesse trabalho com o grupo, percebemos que precisávamos criar um ambiente mais acolhedor e belo, também, para nós profissionais que estamos diariamente dentro do Cras“, comentou Kamilla.

A ideia foi disseminada entre os demais trabalhadores do Cras que se uniram para decorar o espaço. “Quando sugeri a decoração do espaço do Cras levei em conta esse pensamento: A maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa. Promover mudanças garante não só espaços mais bonitos e harmoniosos, como também favorece o bem-estar. Algumas mudanças não demandam grandes investimentos”, destacou Kamilla.

Após a conclusão dessa decoração, o corredor virou atração. A assistente social Solange Correa disse que a nova decoração do espaço traz um sentimento de paz e acolhimento. “Saber que um cantinho tão especial foi criado por alguém da equipe, torna a rotina do Cras mais leve e agradável”, afirmou ela.

Para a auxiliar de serviços gerais Stefanny Carvalho Vieira de Lima encontrar um ambiente decorado é algo que inspira e que traz paz para o seu dia a dia.” Saber que as pessoas que ali trabalham se dedicam pelo seu bem-estar, mesmo que por meio de uma pintura, uma arte. Eu vejo que existe muita dedicação dos envolvidos e me sinto bem, me sinto leve. Me sinto honrada por fazer parte desta história”, declarou ela.

Stefanny disse estar torcendo para a chegada de novas datas comemorativas que sirvam de inspiração para que a equipe do Cras decore outros pontos do espaço.

“Pensar em formas de transformar os espaços de atendimento das famílias em lugares intuitivos sobre o trabalho social que realizamos e que transmitam a ideia da proteção social pela qual as equipes da Assistência Social de Vitória trabalham persistentemente, é pensar no fortalecimento de vínculos das famílias com a rede socioassistencial”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz.

 

Fonte: PMV