Arena de Verão 2024: Samba Anima o Final de Semana e Abre Caminho para o Carnaval

Arena de Verão 2024: Samba Anima o Final de Semana e Abre Caminho para o Carnaval

No último final de semana da Arena de Verão 2024 o que não vai faltar é música boa, com a apresentação dos já tradicionais shows do final de semana. Desta vez, o clima será de aquecimento para o Carnaval e, por isso, o ritmo não poderia ser outro: Samba.

Na sexta-feira (26), se apresentam, a partir das 20 horas, Leley do Cavaco e Xande de Pilares. No sábado (27), às 20 horas, Diego Lira e Orquestra Ammor seguidos por Xumbrega & amigos. Encerrando a programação no domingo, a partir das 18 horas, estão as escolas de Samba de Vitória Pega no Samba, Novo Império, Piedade, Chegou o que Faltava e Unidos de Jucutuquara.

“Ao longo dessa temporada de Arena trouxemos aos moradores e turistas de Vitória mais de 30 atrações entre artistas locais e nacionais, todos com carreiras consagradas. Foi lindo! Agora é hora de entregar a cidade ao Carnaval, que começa já na semana seguinte. Nada melhor do que fecharmos esse trabalho com três dias de roda de samba! Pode chegar”, convida o secretário municipal de Cultura de Vitória, Edu Henning.

A Arena de Verão 2024 está localizada na altura do antigo hotel Aruan, entre os quiosques 4 e 5 da praia, em Jardim da Penha, inaugurou no último dia 5 e vai até o próximo dia 28.

Sexta-feira (26/01)

Leley do Cavaco

Abrindo o último “sextou” de janeiro, às 20 horas, está o cachoeirense, que canta desde os nove anos de idade, Leley do Cavaco.

Com 20 anos de “estrada”, o artista tem sua base alicerçada no Samba de Raiz e traz como referências nomes como Zeca Pagodinho, Cartola, Jorge Aragão, Almir Guineto, João Nogueira dentre outros.

Xande de Pilares

Grande nome e referência do Samba nacional, Xande de Pilares apresenta o show “Esse Menino sou Eu”, a partir das 22 horas e encerra a noite de sexta-feira (26).

Criado no Morro da Chacrinha, Zona Norte do Rio de janeiro, filho de dona Maura e seu Custódio, Xande aprendeu a tocar violão com o tio, Mauro Roberto e com as revistas vendidas nas bancas. As influências musicais chegavam através dos LPs que ganhava de Natal. Entre os discos mais marcantes, álbuns do Roberto Carlos, Martinho da Vila, Elza Soares, Jorginho do Império, Benito de Paula, Agepê, Bezerra da Silva, Dicró, Clara Nunes, Cartola, Nelson Cavaquinho e sucessos da música internacional como Jackson Five, James Brown, Ray Charles e AC/DC.

Junto com o “Revelação” o artista gravou nove álbuns e quatro DVDs, sem contar as coletâneas e participações.

Entre seus muitos sucessos estão: “Velocidade da Luz”, “Tá Escrito”, “Coração Radiante”, “Grades do Coração” e “Deixa Acontecer”, sambas que não podem faltar no repertório do artista até hoje.

O cantor e compositor tem canções gravadas por Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Maria Rita, Diogo Nogueira, Leci Brandão, Zélia Duncan e a eterna madrinha Beth Carvalho, que deu voz ao sucesso “Samba de Arerê”, composição de Xande e Arlindo Cruz, que está em todos os shows.

Atualmente, Xande comemora as conquistas no Prêmio Multishow como ganhador nas categorias Samba e Pagode do Ano (2023) com “Muito Romântico” e Álbum do Ano (2023) com “Xande Canta Caetano”. Ele também foi o vencedor do Prêmio Band Inspira Rio 2023 na categoria música.

Sábado (27/01)

Diego Lira e Orquestra Ammor

O sabadão de shows da Arena começa às 20 horas com o “capixaba da gema” como se auto-intitula o cantor e compositor Diego Lyra.

Sobrinho da escritora Bernadeth Lyra, grande nome da literatura local e nacional, Diego mostrou interesse pela música logo cedo e contou com o incentivo da família para se aprimorar.

Fundador da banda Kalifa Sambarock, se apresentou nos principais eventos do Espírito Santo e dividiu palco com artistas nacionais como Seu Jorge, Martinho da Vila, Sambô, Planta e Raiz, B Negão, Negralha (O Rappa), Orquestra Voadora, Marcio Local, Thiago Correa, Mc Marechal, Forfun, Macucos, Casaca, Jair de Oliveira (Jairzinho), entre outros.

Dono de uma identidade artística única, Diego é a voz da Orquestra AMMOR- A Maravilhosa e Mágica Orquestra de Rua.

O artista realiza shows regularmente em outros estados como Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.

Como compositor e intérprete, Diego Lyra participou de diversos festivais nacionais, tendo seu show por 02 anos consecutivos no palco principal do Festival Internacional de Inverno, em Domingos Martins. Além de ter sido interprete em concerto da Sinfônica Vale Música, cantando suas canções.

Xumbrega & amigos

A partir das 22 horas a roda de samba será comandada por Emerson Xumbrega. Para esta missão ele não estará sozinho e “recrutou” os amigos Renan Fraga, Alison do Banjo, Aline Martins e Tiago Brito.

O cantor e compositor vem se destacando no cenário musical capixaba e também no Brasil, levando o melhor do samba em suas apresentações.

Além de vários prêmios junto ao carnaval capixaba como cantor e compositor, Xumbrega se apresenta em carreira solo em rodas de samba, casas de shows e vários eventos como festivais, festas de réveillon, Carnavais, projetos e programas culturais no Espírito Santo e também em outros estados.

Recentemente gravou seu 1º DVD que contou com a participação de Neguinho da Beija-Flor, Dudu Nobre, Viviane Araújo entre outros artistas.

Domingo (28/01)

No domingo (28), último dia de atividades na Arena de Verão 2024 da Prefeitura de Vitória, o palco da Cultura recebe as cinco escolas de samba da capital e entrega de vez as chaves da cidade para o Carnaval.

O grande “esquenta” da folia de 2024 começa às 18 horas e terá na sequência: Pega no Samba, Novo Império, Piedade, Chegou o que Faltava e Unidos de Jucutuquara.

Cada escola terá em média uma hora de apresentação.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL ARENA DE VERÃO 2024

Sexta – 26 janeiro

20h – LELEY DO CAVACO

22h – XANDE DE PILARES

 

Sábado – 27 janeiro

20h – DIEGO LIRA E ORQUESTRA AMMOR

22h – XUMBREGA & AMIGOS

RENAN FRAGA

ALISON DO BANJO

ALINE MARTINS

TIAGO BRITO

 

Domingo – 28 janeiro

18h – PEGA NO SAMBA

19h – NOVO IMPÉRIO

20h – PIEDADE

21h – CHEGOU O QUE FALTAVA

22h – JUCUTUQUARA

 

Fonte: Prefeitura de Vitória