Agentes Comunitários de Saúde de Vitória recebem tablets e treinamento

Agentes Comunitários de Saúde de Vitória recebem tablets e treinamento

Vitória dá mais um importante passo rumo a modernização da Saúde e otimização do atendimento aos munícipes. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) concluiu a entrega dos tablets e o treinamento para todos os agentes comunitários de saúde (ACS) da Capital. Ao todo, 327 ACS de todas as regiões de Vitória receberam os equipamentos e o treinamento para usá-los em suas rotinas de trabalho.

Para a Coordenadora da Atenção Básica, Solange De Bortoli, essa entrega é de suma importância para a qualificação do trabalho dos Agentes e para o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família em Vitória.

“Essa ferramenta contribui para a melhoria do processo de trabalho, com a realização das visitas de forma programada, otimizando o tempo dispensado nas atividades dos ACS, que são o elo entre a Unidade de Saúde e a população do território. Com isso, nossa expectativa é de fortalecer a estratégia de saúde da família com a melhoria dos processos de trabalho e qualificação dos registros em tempo oportuno durante as visitas”, afirma Solange.

Desde o início da implantação dos tablets nas rotinas dos Agentes, em maio deste ano, os aparelhos vêm dando mais agilidade e praticidade ao trabalho dos ACS, evitando o retrabalho e reduzindo o consumo de papel.

“Principalmente para atualizar o cadastro, o tablet ajuda muito. Antes tínhamos que anotar numa folha e depois atualizávamos no computador da Unidade de Saúde. Às vezes só era preciso checar se o celular continuava o mesmo ou acrescentar contatos novos. Com o tablet ficou muito mais prático”, explica a ACS da unidade de saúde de Fonte Grande, Natália Santos Santana.

Investimento

A aquisição dos tablets na rede municipal de saúde de Vitória é um importante investimento na Saúde Digital. Além de reduzir o consumo de papel, os aparelhos permitirão mais agilidade ao trabalho dos ACS e evitará o retrabalho de transcrever o registro manuscrito para um computador na unidade.

Fonte: PMV