A Emef Ronaldo Soares, localizada em Resistência, contará com ensino em tempo integral
A educação no município de Vitória segue avançando em qualidade de ensino e infraestrutura. A capital capixaba vai ganhar mais uma unidade de ensino em tempo integral. A construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares, em Resistência, está com 70% das obras concluídas e os operários estão executando o reboco das paredes do terceiro pavimento, que já recebeu a cobertura. As estruturas das quadras poliesportiva e de voleibol já estão completas. A obra foi contratada por R$ 16.280.188,70 em abril de 2023 e a meta é iniciar as atividades escolares já no segundo semestre de 2025.
O prefeito Lorenzo Pazolini visitou a obra na manhã desta quarta-feira (6). Participaram da visita a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner; o secretário de obras, Gustavo Perin e a diretora da escola, Wilma Sacht. Como acontece em todas as visitas técnicas, o convite para acompanhar o andamento das obras foi estendido à todas as lideranças da região e o acesso ao canteiro de obra é livre para quem chegar no horário da visita.
“Vitória vai ganhar mais uma escola de tempo integral. Hoje estamos visitando as obras da Emef Ronaldo Soares. As obras estão bem adiantadas. A comunidade aguardou décadas por esta escola. Trabalhamos muito para isso. Continuaremos trabalhando para nossa população. Levando educação de qualidade, carinho, amor, empatia e igualdade para todos”, disse Pazolini.
O secretário de Obras Gustavo Perin afirmou que a obra com um andamento excelente. “Estamos como 70% das intervenções já concluídas. A comunidade terá uma escola com ar condicionado, reuso de água e energia fotovoltaica”, disse.
De acordo com a secretária Juliana Rohsner, a nova escola entrará em funcionamento em breve. “Vamos iniciar as aulas no segundo semestre de 2025. E a escola está se tornando de tempo integral. Hoje, atende até o terceiro ano. Com este novo prédio nós vamos atender todo o ensino fundamental. É um sonho realizado”, comemorou.
A diretora da escola também acompanhou a visita às obras. Wilma Sacht explicou que hoje são 120 alunos e com a nova sede serão atendidas 320 estudantes. “Acreditamos neste sonho e estamos acompanhando ele se concretizar”, disse o morador e liderança histórica do bairro, José de Souza, mais conhecido como Tilé.
Estrutura
Serão três pavimentos com doze salas de aula e salas para direção, coordenação, áreas de recreação, auditório e biblioteca, em 4.500 m² de área construída para receber 340 estudantes em tempo integral.
A construção visa atender a demanda de crianças na faixa etária para o ensino fundamental, no bairro Resistência, conforme o Plano Municipal de Educação.
O programa de necessidades atende ao memorial de Escolas Municipais de Ensino fundamental (Emef) e definiu pela construção dos seguintes setores:
Conjunto direção/ Administrativo – composto de direção e secretaria;
Conjunto técnico/Pedagógico – composto de coordenação, sala de professores, sala do pedagogo, sala de planejamento individual, sala de planejamento;
Conjunto Pedagógico – composto de salas de aula, salas de apoio ao integral, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala de ciências, sala multiuso, sala de música, sala de recursos tecnológicos, biblioteca;
Conjunto Recreação/Assistência – composto de sala de rádio e grêmio, pátio coberto;
Conjunto Auditório – composto de auditório e camarins.
A demanda está contemplada no planejamento estratégico do município de Vitória, denominado “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, e está contida nas Ações referentes às obras de Construção, Reforma e Ampliação de Escolas, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas nas modalidades de ensino regular e em tempo integral, e melhorar a infraestrutura física das creches e escolas da rede municipal de Vitória.
Reestruturação física da rede municipal
O investimento foi viabilizado por meio do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão municipal. Todas as unidades de ensino já receberam intervenções e melhorias, além de sete novas sedes de escolas que estão sendo construídas no momento:
- Cmei TI Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro
- Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito
- Emef São Vicente de Paulo, no bairro Moscoso
- Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, no bairro Romão
- Cmei Geisla da Cruz Militão, em São José
- Emef Ronaldo Soares, em Resistência
- Cmei Sebastião Perovano, em Jabour
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.