Momento de Diversão: Crianças Celebram a Culminância do Projeto Construindo Música

Momento de Diversão: Crianças Celebram a Culminância do Projeto Construindo Música

Crianças de seis Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Vitória tiveram uma tarde muito feliz, nesta quinta-feira (19), no auditório da PMV, com muita música e dança. Foi a culminância do Projeto Construindo Música, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Vitória e a empresa Evoluir, de São Paulo, que promove impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da educação integral.

Cada Cmei realizou uma apresentação cultural musical, permitindo que as crianças mostrassem toda a desenvoltura com os ritmos, as melodias e os instrumentos produzidos por elas, como tambor, chocalho e ganzá.

De acordo com a Evoluir, a implementação do Projeto Construindo Música inclui acompanhamentos pedagógicos presenciais e entregas de materiais de apoio, com nove encontros formativos para os professores.

O primeiro encontro é uma reunião introdutória, para explicar o projeto em linhas gerais, e os demais envolvem desde a introdução a conceitos teóricos fundamentais, até a sugestão de atividades práticas que os educadores podem conduzir em sala de aula, utilizando os kits de materiais fornecidos gratuitamente. Todas as escolas recebem ainda exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia todo o projeto.

Atualmente, todos os Cmeis da rede de ensino de Vitória desenvolvem o projeto de musicalização, a partir da  reorganização curricular promovida pela atual gestão em 2022. Segundo a subsecretaria de Gestão Pedagógica da Seme, Luana Lemos, o trabalho com música na infância é potente para o processo de aprendizagem e o Construindo Música foi um projeto que se alinhou às proposições pedagógicas vivenciadas na Educação Infantil.

“O Construindo Música possibilitou ampliar esse diálogo referente à importância de potencializar o trabalho com música na Educação Infantil. Propostas envolvendo a linguagem musical tem sido evidenciadas em diversos encontros formativos com nossos profissionais e materializadas a partir das experiências vivenciadas pelas crianças. São proposições pedagógicas envolvendo instrumentos musicais convencionais, ou produzidos por elas, bem como diversos materiais que produzem sons e o próprio corpo. Importante destacar que todos os Cmeis têm o projeto de musicalização sendo realizado, na perspectiva de potencializar essa linguagem da educação infantil. “, comentou a subsecretária.

Sobre o impacto do Projeto Construindo Música, a assessora técnica na Área de Práticas Culturais da Seme, Dalila Evangelista, disse que a troca de experiências entre professores de música e professores sem formação musical foi muito produtiva. “Destacamos o interesse e o envolvimento com as propostas do curso por parte das professoras que não têm formação musical. A troca de experiências foi muito legal”.

Dalila destaca que na rotina do Cmei sempre tem música, pois a Educação Infantil acontece com a música. “Então, para além das canções que as crianças cantam no dia a dia no Cmei, com o Projeto Construindo Música elas aprenderam ritmo, melodia e outros conteúdos musicais a partir de vivências e brincadeiras. E essa apresentação de hoje é a culminância de todo esse trabalho, para mostrar o que as crianças prepararam nas escolas. Mas, os professores ainda terão acompanhamento pedagógico-musical até o final do mês de novembro”, comentou.

Possibilidades

A professora Verena Pereira Setúbal dá aulas para o grupo 3 do Cmei Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Gurigica. Ela não é formada em música, mas trabalha musicalização com as crianças e achou o projeto Construindo Música uma experiência incrível. “Foi uma experiência maravilhosa, inovadora. Serviu pra eu aumentar meu repertório, fazer trocas de experiência com outros profissionais na área de música e com meus colegas professores”, disse.

A professora explicou que a música oferece um conjunto de possibilidades para trabalhar o desenvolvimento da criança. “Eu trabalho com educação infantil, então, para mim, é muito importante a musicalização, com o uso de brincadeiras musicais, jogos musicais e isso serviu para que eu tivesse muitas ideias, aumentasse as interações de música no meu dia a dia e já pensando em várias possibilidades para o ano que vem. A música é mais uma linguagem, mais um instrumento que a gente tem para desenvolver a criatividade da criança, a oralidade, muitas brincadeiras, a emoção, a socialização, a fala, a linguagem”, avaliou.

Show

Após as apresentações, as crianças puderam curtir um show todinho só para elas com muita música infantil e performance teatral com a banda Tio Samir, que apresentou o espetáculo Música de Brincar e Crescer.

Ao som das músicas e por meio das interações com a banda, as crianças soltaram o corpo e dançaram muito. A alegria estava estampada nos rostinhos sorridentes.

O Miguel e o Alan, de 5 anos, e o Davi Luis, de 6 anos, disseram que gostaram muito da música que eles apresentaram, e que adoraram dançar, cantar e brincar durante as aulas de música na escola.

Projeto da Evoluir

Segundo a Evoluir, o Construindo Música é um projeto que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados.

O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança e do jovem por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar.

O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e, para o município, foi também planejado a partir das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Vitória, afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança com as múltiplas linguagens.

Ainda de acordo com a Evoluir, o projeto já beneficiou mais de 6 mil alunos da rede pública em mais de 10 cidades do Brasil, com formações para mais de 300 educadores.

Fonte: PMV