Cadeirantes Participam de Atividades Físicas em Unidade de Saúde de Santo Antônio.
A prática de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores, considerando as necessidades de cada indivíduo.
Por isso, há dois meses, Ana Maria Silva Santos, 55 anos, vai duas vezes por semana até a Academia Popular de Santo Antônio para realizar alongamentos, levantar pesos e conversar com os colegas que também participam das aulas adaptadas para pessoas cadeirantes do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Santo Antônio.
“Atividade física na minha idade e como cadeirante previne uma série de doenças. Graças ao SOE, já percebo que consigo fazer mais movimentos, segurar mais peso, além de ter um espaço para conversar e me divertir”, afirma.
Jonas dos Santos, 56 anos, estava cheio de disposição em sua segunda aula.
“Fazer exercício, colocar o corpo em movimento é sempre bom”, ressalta.
Cláudia dos Remédios, esposa de Jonas, já viu diferença de uma aula para outra e acredita que o fato dele sempre ter se exercitado fez muita diferença no tratamento.
“Ele sempre gostou de academia e nessa segunda aula já vejo ele fazendo melhor alguns movimentos”, afirmou.
Milene Martinazzi Garcia, educadora física do SOE de Santo Antônio explica que trabalha com exercícios voltados para flexibilidade, força muscular, coordenação motora e agilidade, buscando estimular também o convívio externo e a socialização.
“Cada pessoa tem um tipo de mobilidade diferente e ao mesmo tempo, todos também fazem muitos movimentos repetitivos. Por isso, os exercícios praticados aqui são adaptados às realidades e às possibilidades de cada um. Além disso, o SOE se torna um motivo positivo para eles saírem de casa, encontrar outras pessoas, prevenindo assim a reclusão e a depressão”, explica Milene.
Rodas para a Vida
Com o objetivo de promover a inclusão social e ações de educação em saúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santo Antônio criou o grupo Rodas para a Vida, composto por pessoas cadeirantes que vivem na região. Os encontros acontecem sob a coordenação de uma equipe multidisciplinar da unidade de saúde, composta por enfermeiro, psicóloga, educadora física e agentes de saúde.
As reuniões com a equipe multidisciplinar da UBS acontecem na Academia Popular de Santo Antônio, de 15 em 15 dias.
Já os exercícios com a educadora física acontecem duas vezes por semana, todas as segundas e quartas, das 17 às 18 horas, também na Academia Popular de Santo Antônio.
Para participar, basta ser morador da região de Santo Antônio e solicitar participar do grupo Rodas para a Vida, para pessoas cadeirantes.
Fonte: Prefeitura de Vitória