Semana Literária Deixa Crianças do Cmei Professora Cida Barreto Encantadas
Estimular o gosto pela leitura, fortalecer os vínculos das crianças com a escola e, de quebra, proporcionar muita diversão. Esses são os objetivos do projeto “Semana Literária”, desenvolvido com os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, que fica em Pontal de Camburi.
Acolhimento no horário de entrada das crianças com fantasias, música e muita alegria; confecção de um varal literário, instalado no corredor do Cmei para que os pequenos pudessem interagir; contação de histórias feita por uma convidada especial, a escritora Andréa Espíndula, autora de livros como “Capixabinha” e “Natuleza”, além de um teatro com direito a figurino e cenário, foram as atividades desenvolvidas.
Keila Madeira, diretora do Cmei, explicou os objetivos do projeto.
“Quanto mais oportunidades as crianças tiverem de ouvir, ver e sentir leituras, maior será o seu repertório e a sua sensibilidade para compreender o que lê, o que ouve, ampliando sua visão de mundo. Objetivamos inserir as crianças em um ambiente cujo gosto pela leitura é apreciado, partilhado e usufruído em comum, reconhecendo os significados da cultura, estabelecendo relações entre as informações e construindo sentido para si e para o mundo”, explicou.
As atividades foram muito bem recebidas pelas crianças, que se divertiram e participaram ativamente.
“Eu gostei da história e aprendi que explorar é divertido”, conta o pequeno Rafael Rigo, do grupo 6. Da mesma turma, Miguel Pontes contou sobre o que aprendeu. “Legal porque a gente teve que pintar e eu gosto. E, a parte que eu mais gostei foi aquela pedra de dois olhos que fica pertinho da gente”.
Para as professoras envolvidas com o projeto, as atividades desenvolvidas enriquecem e potencializam a aprendizagem.
“Foi uma experiência maravilhosa, as crianças interagiram com a escritora, proporcionando um momento de leveza e de amor à literatura e aos nossos pontos turísticos”, disse a professora Cristiana Reis.
“Gostei, porque as crianças tiveram oportunidade de conhecer uma escritora, alguém que escreveu um livro que eles conhecem, e também é muito bacana ver nossos pontos turísticos representados em uma história”, reforçou a professora Marciara Maroquio de Freitas.
Nesse sentido, a diretora Keila ressalta que as atividades envolvendo a literatura infantil são comuns durante o ano letivo, mas o mês de agosto foi escolhido para promover a leitura como um elemento essencial para a vida.
“Vale destacar que as atividades com literatura infantil acontecem durante todo o ano letivo, em todas as turmas do Cmei, mas definimos coletivamente que no mês de agosto o tema das interações perpassa pela literatura infantil. Foi então que planejamos a semana literária, possibilitando experiências para que elas percebam que a leitura é um elemento essencial para a vida”, ressaltou.
Fonte: PMV