Vivência no Parque Gruta da Onça: Guardiões ambientais mirins exploram a natureza

Vivência no Parque Gruta da Onça: Guardiões ambientais mirins exploram a natureza

Os 40 Guardiões Ambientais Mirins de Vitória, estudantes do 4o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva, localizada em Mário Cypreste, terão mais uma importante agenda ambiental de vivência na manhã desta terça-feira (08). Dessa vez, as atividades serão no Parque Natural Municipal Gruta da Onça, no Centro da Cidade.

Na ocasião, os guardiões participarão da vivência “Conhecendo os Centros de Educação Ambiental”, tendo como base o espaço de educação localizado no parque, onde terão contato com as trilhas dos “Caminhos da Capixaba” e serão estimulados com atividades de interpretação e percepção ambiental em meio à mata atlântica de encosta.

Os guardiões também farão visitação às nascentes da Capixaba e do Poço Azul situados no parque, além de participarem de atividades educativas relativas às questões socioambientais relacionadas à água e aos resíduos sólidos.

“Esse é um momento de vivência, especialmente preparado para eles, no qual poderão ver de perto as atividades técnicas do cotidiano da Semmam, em diversas áreas, além de conhecerem projetos, programas e ações em desenvolvimento”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Programa Guardiões Mirins

De iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), desde o mês de junho, quanto o programa foi lançado, os estudantes têm tido contato com ações que visam à formação para cidadania ambiental e ao protagonismo infantojuvenil quanto ao cuidar do meio ambiente, tendo como exemplos de atuação os serviços realizados pelo quadro técnico da Semmam.

O Programa prevê a formação de cidadãos ambientais mirins a partir do público-alvo atendido nas unidades escolares municipais, instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais com o objetivo de estabelecer uma rede solidária. Também busca possibilitar aos estudantes terem acesso aos contextos e espaços participativos, democráticos e de aprendizagens que potencializem o protagonismo dessa geração, em contato intergeracional, quanto à disseminação de boas práticas de educação e cidadania ambiental.

Participação

Participam desta primeira formação de Guardiões Mirins cerca de 40 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. O programa será contínuo e novas vagas serão destinadas a estudantes da rede municipal de ensino e de instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais.

Os estudantes dessa primeira turma receberão, aproximadamente, 30 horas de formação, que serão distribuídas em nove encontros formativos e possibilitarão vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e setembro, com a entrega da certificação prevista para o Dia da Árvore (21 de Setembro). Para mais informações, acesse o Portal Interativo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória.

Fonte: Prefeitura de Vitória