Moradores do Bairro Universitário comemoram etapa das Obras de Urbanização

Moradores do Bairro Universitário comemoram etapa das Obras de Urbanização

Vinte e três anos após o primeiro pedido oficial a Prefeitura de Vitória está executando as obras de infraestrutura urbana na rua Flor do Campo e na rua dos Ipês, no bairro Universitário. O empreendimento foi contratado por R$ 2.215.000,00 com prazo de conclusão de 180 dias.

São obras de drenagem, pavimentação e obras complementares. O principal objetivo é permitir o acesso dos moradores às suas residências por meio de veículos. Outra finalidade é promover a ligação dessas vias projetadas com as ruas existentes.

Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito Lorenzo Pazolini visitou as intervenções em andamento. “Os moradores aguardavam, alguns há 40 anos, por acessar suas residências com segurança e dignidade. Agora vemos as urbanizações das ruas do Ipês e Flor do Campo quase concluídas. Começamos há pouco tempo e já passamos da metade das intervenções”, disse.

 

O secretário de Obras, Gustavo Perin, lembrou que a reurbanização das ruas no bairro Universitário é fruto do diálogo da administração municipal com as comunidades. ” Os moradores pediam intervenção há muito tempo e recebiam a informação que não era possível de ser feita. Hoje, vemos a obra quase concluída”, disse.

Uma das beneficiadas com a abertura da rua é a dona Letícia Simão de Oliveira. Há quarenta anos residindo no local, ela encontrava dificuldade em acessar as vias urbanizadas do bairro. “Estou muito feliz. Meu sonho era ver essa rua pronta. Agora teremos nosso sonhos realizado: eu e os meus vizinhos”, comemorou.

“Foram muitos anos de esquecimento. Essa gestão teve a coragem e dedicação de atender a nossa comunidade. Era uma obra que a gente pedia e não acreditava que ia sair. Hoje vemos a o sonho sendo concretizado”, lembrou Rita Galina líder comunitária do bairro Universitário.

Como ficará?

As ruas Flor do Campo e dos Ipês terão pista com seis metros de largura, em blocos intertravados (tipo Pav’s). Tendo em vista as altas declividades presentes no terreno este tipo de pavimento é o recomendado.

As calçadas serão construídas nos dois lados das vias com largura mínima de um metro e vinte cada.

O sistema de drenagem foi projetado com poços de visita interligados por rede de diâmetro mínimo de seiscentos milímetros.

Também foi projetado a implantação de descida d’água (escada hidráulica) ao longo da via, com o objetivo principal de reduzir a velocidade da água escoada.

Além destas duas obras nas ruas dos Ipês e Flor do Campo, a PMV está projetando a construção da praça da academia e uma contenção de encosta na rua Amor Perfeito, também no bairro Universitário.

Fonte: PMV