Conexão educacional: Educação recebe do Rio de Janeiro para intercâmbio e troca de ideias.
Intercâmbio de conhecimentos, ideias, projetos e experiências de muito êxito. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) recebeu, nesta terça-feira (1º), uma delegação da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro. A equipe composta por três técnicos da pasta está em Vitória para acompanhar o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, a partir de um roteiro montado pela Seme.
Primeiramente, os profissionais foram recebidos com muito carinho pelos estudantes acolhedores da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro. Assim como é feito com os novos estudantes que ingressam nas unidades de ensino em tempo integral, os próprios educandos foram responsáveis por comandar um tour pela escola, explicando aos visitantes a proposta do programa de tempo integral.
Além disso, os estudantes contaram um pouco de sua rotina, desde a escolha das disciplinas eletivas, até as atividades de protagonismo e a dinâmica de organização para a alimentação escolar. Em seguida, a delegação seguiu até a Emef Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, para acompanhar o atendimento aos estudantes da Educação Especial, e também dar continuidade ao diálogo sobre as práticas pedagógicas da rede de ensino do município.
Em seguida, a próxima parada foi no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei TI) Álvaro Fernandes Lima, que fica no bairro Bela Vista, e passou a ofertar 100% das matrículas em tempo integral neste ano letivo de 2023. A equipe carioca pôde acompanhar detalhadamente a estrutura física e toda a organização de trabalho do centro de educação, além de conhecer mais sobre as experiências pedagógicas diversificadas da Educação Infantil.
Por fim, a equipe visitou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sophia Musengny Loureiro e seguiu para a sede da Seme, para um encontro com a Secretária de Educação, gerentes e coordenadores da pasta, para um balanço de tudo o que foi visto, e uma oportunidade também para intercâmbio de ideias e projetos entre os profissionais. À noite, a delegação retorna para sua cidade de origem.
Troca de experiências
Apesar de as duas cidades estarem a cerca de 500km de distância e serem capitais de seus estados, as diferenças se fazem presentes. No Rio de Janeiro são 1549 unidades de ensino, que atendem a cerca de 619 mil estudantes. Em Vitória, são 103 unidades de ensino e os cinco Centros de Ciência, Educação e Cultura (CECC) que agregam experiências e conhecimento à rede. E as diferenças enriquecem o encontro e a troca.
Para Claudia Medina, diretora do Instituto Helena Antipoff, estabelecimento público de ensino especializado em Educação Especial, pertencente a SME da Prefeitura do Rio de Janeiro, o período na capital capixaba foi de grande valia para adquirir novas experiências e perspectivas sobre o ensino público de qualidade.
“A gente consegue perceber que tem um incentivo grande da Seme no protagonismo das crianças e estudantes, desde a creche. É perceptível que faz parte do dia a dia das escolas a promoção da autonomia e independência, a partir do momento que eles começam sua trajetória escolar. Me chamou atenção também o envolvimento dos profissionais da educação neste contexto. O quantitativo de profissionais na equipe gestora também foi um ponto positivo, que é bem diferente do nosso, além da possibilidade de atendimento ao público-alvo da educação especial dentro da matriz curricular e do horário parcial”, disse.
Por sua vez, o assessor chefe da assessoria de planejamento e monitoramento da SME, Ernane Carrara, ressalta que ficou impressionado com a organização das unidades de ensino. “A organização das escolas nos chamou muito atenção, são muito organizadas e bem estruturadas, com um quadro de pessoal bem interessante. O apoio que existe através do cargo de coordenador e pedagogos traz um apoio pedagógico significativo para o diretor e parece ter um resultado positivo. Além disso, é fantástico a forma como é estruturado a parte diversificada no tempo integral”, ressaltou.
À frente da coordenação de administração e recursos humanos da SME, Glaucia Marmute afirma que ficou encantada com a dinâmica das unidades de Tempo Integral. “É impactante e muito bonito de se ver o trabalho realizado com as crianças e estudantes, principalmente no que diz respeito à parte diversificada, que são desenvolvidas a partir das particularidades de cada unidade de ensino. Também chamou nossa atenção a quantidade de profissionais que compõem a equipe gestora”, frisou.
Fonte: PMV