Educação: projetos promovem valorização da grande São Pedro

Educação: projetos promovem valorização da grande São Pedro
Exposição de trabalhos dos estudantes da Emef Maria José Costa Moraes no hall da Seme

Protagonismo estudantil, valorizar o território e comunidade em que vivem, autonomia, pertencimento e preservação da natureza. Esses foram os eixos norteadores dos projetos desenvolvidos neste ano pela equipe pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, que fica no bairro São José, com as turmas do 1º ao 5º ano.

Alguns desses trabalhos estão reunidos em uma exposição repleta de significado e ricas experiências, no hall da Secretaria Municipal de Educação (Seme), no bairro Itararé, sendo prestigiada por servidores e visitantes.

“Tivemos por objetivo desenvolver projetos que desenvolvessem o protagonismo estudantil, a autonomia, o pertencimento com o bairro em que vivem, conhecendo sua história, entendendo sua importância, valorizando a beleza única que possui. E também é uma forma de ressignificar a maneira que se veem, para que saibam que são capazes de fazer o que quiserem”, explicou a pedagoga Delma Oliveira.

Manguezal em nossa vida

Um dos painéis que mais chama a atenção de quem passa pela exposição é o do projeto “Manguezal em Nossa Vida”. A peça foi montada com a colaboração dos estudantes e familiares das turmas do 2º ano A e B, uma vez que cada um deles foi responsável por trazer de casa um elemento que iria compor a montagem do painel. O resultado foi uma bela peça que retrata fielmente a essência dos manguezais de Vitória.

Os trabalhos foram coordenados pelos professores Dario Damasceno e Valkize Endlich, em uma proposta que aliou importantes conceitos de valorização e preservação da natureza com alfabetização e letramento.

“Escolhemos esse tema porque o manguezal faz parte da vivência deles, está dentro do território em que vivem. Então nós estudamos e entendemos a sua importância para a pesca, alimentação, turismo, conhecemos mais afundo sobre a fauna e flora. E claro, também sempre fomos reforçando a importância de preservar e valorizar o local”, explicou o professor Dario.

“O manguezal é um berçário de muitas espécies, e é de suma importância que eles reconheçam e valorizem esse ecossistema que está no bairro deles, em que vivem diariamente. Tivemos saídas pedagógicas, momentos com as paneleiras, sempre buscando fortalecer esse vínculo e ressignificar a forma que os estudantes veem o território”, reforçou a professora Valkize.

Meu bairro é especial

Da mesma forma, no projeto “Meu bairro é especial”, desenvolvido com as turmas do 4º ano, os estudantes conheceram a história da grande São Pedro, a partir de vídeos, documentários e conversas com moradores antigos da região. Encantados com as transformações da região, os estudantes foram desafiados a escrever poemas e criar ilustrações sobre o território.

O resultado inédito dessa vivência foi o lançamento do livro “Lugar de Toda Beleza: Poemas, Impressões e Ilustrações sobre a História do Bairro São Pedro”, que reúne as produções feitas pelos estudantes dentro do projeto. Na exposição, um painel conta com cada uma das páginas do livro.

“Inicialmente nós nem imaginávamos a possibilidade de criar um livro. Essa ideia foi tomando forma a partir da desenvoltura dos estudantes, que ficaram muito impactados ao assistir ao documentário ‘O lugar de toda pobreza’, que retrata a realidade antiga do bairro, e também após conversas com moradores antigos. O objetivo foi mostrar para eles a beleza do bairro, os exemplos positivos, de forma que eles valorizem o território e se sintam pertencentes e orgulhosos com o mesmo”, explicou a professora Juliana Gouveia.

Para a estudante Julyana dos Santos, dona da ilustração que venceu uma votação para ser capa do livro, o projeto foi importante para ela conhecer mais sobre o bairro em que vive, entender sua importância e valorizar sua beleza.

“Foi uma trajetória desafiadora, mas que nós superamos cada desafio juntos. Nela, nós prendemos a gostar de poemas, a ter mais paciência para desenvolver atividades. Fiquei muito orgulhosa e feliz pela minha ilustração ser escolhida para a capa do livro. Agradeço em nome de toda a turma pela oportunidade de vivemos um projeto tão especial”, contou a estudante, do 4º ano B.

“Os poemas transformaram as nossas vidas e também mudaram a forma com que vemos o nosso bairro. Agora sabemos que temos muitas belezas, e que o manguezal é um local incrível, que devemos cuidar e zelar”, contou a estudante Maria Eduarda, da mesma turma.

Produções artísticas

A exposição também reúne diversas produções artísticas feitas pelos estudantes ao longo do ano letivo, junto à professora de arte Marcelle Veloso. Na turma do 1º ano, um painel traz à tona conceitos de cores, textura e composição visual, temas centrais das atividades desenvolvidas com a turma. Já nas turmas do 2º ano, foram expostas as produções do projeto “Meu retrato”, em que a professora buscou explorar a curiosidade dos estudantes sobre a cor da pele, conhecendo os tons e se representando em forma de retratos simétricos, valorizando a individualidade de cada um.

Com as turmas do 3º ano, a professora trabalhou o projeto “Brincadeiras de Infância”, a partir de produções de artistas que trabalham com brinquedos e brincadeiras, de forma a proporcionar aos estudantes muita diversão e resgate de memória afetiva. Todo esse aprendizado da turma está reunido em cavaletes na exposição.

“Carimbo ou Gravura?” foi o tema de um dos projetos desenvolvidos com as turmas do 4º ano, a partir do livro “Gravura aventura” da artista visual Katia Canton. A partir do tema escolhido, os estudantes conheceram a técnica artística de gravura, que é pré-histórica, experimentando diferentes maneiras e materiais para sua produção.

Por fim, o trabalho em exposição feito pela turma do 5º ano é o projeto “Entre tantas linhas, nós”, que se aprofundou no trabalho de artistas capixabas como Ana de Sena, que se destaca com desenhos, performances e instalações em que a presença da artista é parte da obra em construção. Inspirados por essa temática, os estudantes produziram seus próprios desenhos, tendo em mente a experiência do movimento ao desenhar.

 

Fonte: PMV