Aulas de música encantam e divertem crianças em Joana D’Arc
As crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dr. Thomaz Tommasi, que fica em Joana D’Arc, contaram com uma novidade no ano letivo: aulas de Música! E nada melhor que aprender música fazendo música, conhecendo e tocando diversos instrumentos, experimentando brincadeiras, explorando os movimentos corporais, numa verdadeira vivência musical.
Por isso, na tarde desta segunda-feira (12), foi realizada uma apresentação pra lá de especial, com o tema “Os sons da música”, em que as crianças dos grupos 3 ao 6 puderam apresentar e compartilhar com os colegas um pouco das vivências musicais que experimentaram ao longo do ano.
A equipe escolar fez questão de reunir todas as crianças do turno vespertino no pátio interno da unidade de ensino, de forma que todos pudessem prestigiar as apresentações. Além disso, a presença de todas as turmas também ajudou a construir uma bela festa dos pequenos, em que todos dançaram, cantaram, se divertiram e expressaram toda sua alegria em ser criança.
A apresentação, que já havia ocorrido anteriormente para as famílias, dessa vez marcou o encerramento do aprendizado musical neste ano letivo. Para o professor de Música da unidade de ensino, João Azevedo, o universo explorado pelas crianças nas aulas de Musicalização Infantil potencializa o processo de alfabetização.
“É uma maneira de promover diferentes formas de obtenção de conhecimentos. Para tanto, deve-se trabalhar de forma alegre e lúdica, através de uma metodologia dinâmica, apropriada ao universo infantil. Através dessa vivência estaremos formando não só alguns talentosos artistas, mas também pessoas sensíveis a formas diversas de expressão”, explica o professor.
Conhecendo os Instrumentos Musicais
O projeto “Conhecendo os Instrumentos Musicais” foi desenvolvido durante o ano letivo e envolveu todas as turmas do turno vespertino, do grupo 2 ao grupo 6, sendo 104 crianças. O objetivo foi estimular nos pequenos prazeres em ouvir e fazer música, através de diversos instrumentos musicais, promovendo um aprendizado musical motivador e envolvente.
Dessa forma, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e apreciar diferentes tipos de instrumentos musicais de percussão, sopro e cordas, sendo estes os momentos mais esperados pelos pequenos nas aulas de música, em que todos faziam juntos novas descobertas e experimentações musicais.
Inicialmente, o professor apresentava um instrumento musical para que as crianças pudessem conhecê-lo, tocá-lo e apreciar seu som. Em seguida, eram conduzidos diálogos com a turma sobre o instrumento e suas características, como o timbre, a altura, a classificação do tipo de instrumento, e até mesmo o material utilizado para construí-lo.
Ainda segundo o professor João, durante a Educação Infantil a criança é muito receptiva ao desenvolvimento musical, possibilitando obter excelentes resultados com a aplicação sistemática de práticas musicais. Ele pontuou ainda que a musicalização objetiva a práticas musicais e não apenas o estudo de um instrumento, contribuindo para o desenvolvimento da musicalidade, como também para um amplo desenvolvimento do indivíduo.
“Acredita-se que essa espontaneidade da criança, quando estimulada, seja um poderoso instrumento que desenvolve também qualidades preciosas como: a concentração, a coordenação motora, a acuidade auditiva, o respeito a si e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, entre outros aspectos que colaboram na formação do indivíduo”, ressaltou.
Autonomia e pertencimento
Para a professora do grupo 6, Rosileia Soares, a proposta das aulas de música promove autonomia, confiança e sentimento de pertencimento. “A música acolhe a todos, não faz distinção, basta sentir e deixar fluir, é contagiante, traz uma sensação de bem-estar e relaxamento. Vemos claramente nas apresentações que as crianças se sentiram importantes, perceberam a importância de cada um e do grupo”, afirmaou.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.