Iema Descartou Contaminação em Investigação Sobre Morte de Peixes
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está investigando a morte de peixes no Rio Santo Maria da Vitória e também na Baía de Vitória. Mas uma das hipóteses levantadas, a contaminação, já foi descartada.
Isso porque as empresas da região passaram por verificação, na quinta-feira (29), mas não foram encontrados indícios de contaminação, segundo o Instituto. Também foram mapeados os locais onde houve mais registros e colhidas amostras de água, para análises laboratoriais. O Iema mediu ainda a oxigenação, a temperatura e a condutividade da água, que se encontram dentro da normalidade.
A vistoria foi acompanhado dos pescadores e representantes das Prefeituras de Cariacica e Vitória. “Foram realizadas coletas de água em diversos pontos e de peixes, para serem analisados. Essa é uma análise mais conclusiva, realizada por laboratório, para nos ajudar a averiguar qual a causa dessa mortandade de peixes. Estamos verificando todas as possibilidades de contaminação”, explicou o diretor-geral do Iema, Mário Louzada. Participaram da vistoria também
O Iema afirma que, desde que recebeu a primeira denúncia sobre a morte dos peixes, no domingo (25), tem realizado vistorias de barco, por terra e com drones para investigar o que pode ter acontecido.
O pescador Wellington Junior, agradeceu a fiscalização realizada pelo Iema. “Temos só a agradecer pelo Iema ter vindo a campo com os pescadores para tentar ajudar a resolver o problema, que é o que a comunidade pesqueira está esperando: achar a causa do problema para resolvê-lo e voltar a trabalhar”, disse.
Relembre
Pescadores da região da Grande São Pedro, em Vitória, denunciaram uma grande quantidade de peixes mortos que apareceram no rio Santa Maria. Eles precisaram parar as atividades devido a situação.
Segundo as denúncias, o rio tem apresentado, nos últimos meses, um crescimento no nível de poluição, o que estaria prejudicando a pesca.
Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver uma grande quantidade de peixes boiando nas águas do rio. Os pescadores relataram que acionaram a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), mas que não tiveram nenhum retorno.
Protesto
Cerca de 20 pescadores protestaram na quarta-feira (28), com peixes espalhados pela pista, pneus queimados e pista fechada, na Rodovia do Contorno, em Cariacica. Após a manifestação, o Iema se reuniu com eles pescadores, para falar sobre a mortandade de peixes no Santa Maria e na Baía de Vitória.
De acordo com o Iema, um mapeamento será feito nesta quinta-feira (29) e vai acontecer junto com os pescadores. Eles vão aos locais onde houve maior registro de mortandade de peixes para fazer as novas coletas de amostras necessárias para as análises laboratoriais.
Fonte: ES hoje
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.