Alunos de escola em Resistência destacam-se com projetos de robótica educacional
Protagonismo estudantil, pensamento computacional, criatividade e trabalho em equipe foram os pilares da jornada de aprendizado dos estudantes do 7º e 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, localizada em Resistência, em sua participação na First Lego League Challenge.
Na manhã desta segunda-feira (20), as equipes “Os dançantes”, “Velozes e furiosos” e “The Golden Experience”, apresentaram seus conhecimentos em robótica educacional para a comunidade escolar, numa cerimônia marcada pelo protagonismo e desenvoltura dos alunos ao compartilharem suas experiências.
A secretaria de Educação, Juliana Rohsner, acompanhada pela equipe de tecnologias educacionais da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), fez questão de prestigiar a cerimônia para acompanhar de perto o aprendizado dos estudantes da unidade de ensino de Resistência.
“É inspirador ver como o que vocês estão aprendendo impacta a visão de mundo e o manejo das novas tecnologias. Vocês estão recebendo o que há de melhor em pensamento computacional. A comunidade de Resistência merece uma educação pública de qualidade, antenada com as tendências tecnológicas, e por isso ver esses projetos aqui hoje enche meu coração de orgulho. Aproveitem esse conhecimento e aprofundem-se sempre”, disse a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
A diretora da unidade de ensino, Elaine Vieira, também falou com muito orgulho sobre o aprendizado dos estudantes durante a jornada com a robótica educacional. “Estamos felizes e satisfeitos em ver o quanto vocês estão evoluindo. Nosso desejo é que cresçam a cada dia em conhecimento. Lutamos muito para garantir que vocês tenham sempre o melhor, e tudo que fazemos na escola é pensando no melhor para vocês”, frisou.
Protagonismo estudantil e aprendizado para a vida toda
A robótica oferece oportunidades para os alunos explorarem sua criatividade, projetando e construindo robôs para realizar tarefas específicas. Isso os encoraja a pensar de forma inovadora para resolver problemas. Por isso, os responsáveis por apresentar a experiência e os resultados obtidos na participação da First Lego League Challenge, que neste ano tem o tema “Masterpiece”, foram os próprios estudantes, que o fizeram com muita desenvoltura e orgulho, compartilhando a importância de cada passo dessa jornada de aprendizado.
Adryan dos Santos, estudante do 7º ano, falou sobre a experiência. “A gente aprende de forma muito significativa a trabalharmos em equipe em busca do melhor resultados, fortalecemos a amizade entre o grupo e é legal. É uma forma de aprender diferente dos que estamos acostumados, em que você constrói coisas do zero e aprende naturalmente”, disse.
Além disso, vale ressaltar que os estudantes aprendem melhor quando podem aplicar conceitos em contextos do mundo real. A experiência com a robótica proporciona uma experiência prática onde os alunos podem aplicar conceitos de matemática, ciências e tecnologia de maneira tangível, o que proporciona uma experiência única com programação, mecânica, eletrônica e engenharia; habilidades que são cada vez mais importantes em um mundo digitalizado.
Dayane Gonçalves, mãe de Emilly, também do 7º ano, fez questão de ir até a unidade de ensino para prestigiar o protagonismo da estudante. “Esse projeto foi muito impactante e positivo para ela. Quando começaram as atividades, ela começou a demonstrar mais interesse pela escola, pelos estudos, mesmo sendo no contraturno ela sempre demonstrou muito entusiasmo. Além disso, sempre chegava falando sobre o aprendizado e as descobertas”, destacou.
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