Educação de Vitória e Findes se Unem em Projeto Inovador para o Desenvolvimento
Conectar os estudantes às tendências e desafios da indústria moderna, preparando-os para o mercado de trabalho atual e futuro. Esse é o objetivo do projeto “Explorando a indútria 5.0”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, localizado em Resistência, com cerca de 70 estudantes do 9º ano.
A proposta foi desenvolvida pela diretora da Emef, Elaine Vieira, juntamente com o pedagogo Ricardo Silva, e conta com a valiosa parceria do Findes LAB, o hub de inovação da indústria capixaba, que contribui com palestras mensais ministradas por profissionais experientes. Os temas abordam inovação, ética, sustentabilidade e, especialmente, Inteligência Artificial (IA).
“Com o passar do tempo, acompanhamos a evolução das tecnologias e a forma de enxergar o mundo e suas complexidades também acompanham o ritmo dessas transformações. A educação também está em constante evolução e não podemos ficar de fora das novidades. Organizamos um planejamento mais robusto para as turmas dos 9º anos, de forma a apresentá-los o que há de mais moderno em nível de tecnologias e inseri-los nesse mundo de uma forma inovadora. A indústria 5.0 tem o propósito de alavancar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade cognitiva em lidar com máquinas inteligentes”, explicou a diretora Elaine Vieira.
As atividades acontecem nas instalações do Findes Lab, proporcionando um ambiente enriquecedor. Cada ação é acompanhada por professores e pelo pedagogo da escola, garantindo que a experiência seja integrada ao currículo e alinhada aos objetivos educacionais. Os estudantes têm acesso a materiais digitais em sala de aula, introduzindo os conceitos fundamentais da Indústria 5.0. Recentemente, participaram do programa “Shell Arena Jovem” promovido pelo FindsLab, explorando o empreendedorismo juvenil.
Em aulas práticas na escola, os alunos experimentam vivências de jovens empreendedores bem-sucedidos. A professora de matemática introduziu conceitos de inteligência financeira, despertando novas perspectivas nos estudantes. Sara Breda, estudante do 9° ano, expressou entusiasmo: “A Palestra foi incrível, fora que conhecemos de dentro o prédio do Findes, que eu nem sabia que podia entrar lá! Estou muito animada e os meus colegas também”.
Ao abandonar a teoria em prol da prática, o projeto visa não apenas à absorção eficaz de conhecimento, mas também à aplicação de conceitos em situações tangíveis. Os estudantes, ao desenvolverem habilidades técnicas essenciais, preparam-se para os desafios complexos do futuro.
“Queremos que o mercado também veja o quanto nossos estudantes são especiais. A jornada na indústria 5.0 também desempenha um papel crucial na preparação para o amanhã. A exposição a tecnologias emergentes coloca esses jovens na vanguarda da inovação, capacitando-os a enfrentar as demandas de um mundo cada vez mais digital”, destacou o pedagogo Ricardo Silva.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.