Arte em Destaque: Pintura Artística Encanta Comunidade Escolar do Cmei TI no Bairro Comdusa
Uma pintura alegre, acolhedora e que representa o início de uma nova história. O muro do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, localizado no bairro Comdusa, está de cara nova. O muro, que fica às margens da Rodovia Serafim Derenzi, antes tinha marcas de vandalismo, e agora é sinônimo de mais alegria e orgulho para a comunidade.
Fadas, super-heróis, brincadeiras, desenhos, símbolos educacionais e variados elementos que fazem parte do imaginário das crianças que frequentam o Cmei diariamente deram vida à pintura artística feita no espaço, misturando-se as cores e compondo um cenário que fortalece a sensação de pertencimento da comunidade com o local. O local virou ponto de encontro para fotos e criação de memória afetiva.
“Mais do que estética, o muro é representatividade, pertencimento e valorização de um espaço que, um dia, era rotulado como ‘lugar de toda pobreza’. Hoje, Comdusa exibe suas muitas belezas e alegrias. O projeto trouxe arte e identidade ao Cmei”, disse a diretora Waldirene do Carmo, ressaltando a parceria com a Secretaria de Educação e com o conselho de escola, que viabilizou as intervenções.
Para envolver ainda mais os pequenos nesse contexto, a equipe escolar levou as crianças dos grupos 5 e 6 para realizar um emocionante “tour” pelo local, encantando-se com os desenhos que os representam, uma vez que cada detalhe foi pensado para criar um ambiente acolhedor e estimulante. Vale ressaltar que, além do muro, a escadaria que leva ao Cmei também recebeu um trabalho de pintura, adornadas com palavras como dedicação, carinho, sucesso e alegria.
Os pequenos ficaram encantados com cada detalhe do novo muro do Cmei TI. Samuel Cardoso Souza, do grupo 6, disse: “Achei muito legal aquela parede toda pintada. A escola ficou bonita e o desenho do homem aranha foi o que mais gostei”. Já o pequeno Thiago Silva, do grupo 5, destacou: “Gostei muito do muro e lá fomos tirar foto e cantar. Gostei do desenho da borboleta e de todos os outros também”.
Do sonho à realidade: muro renovado e cheio de histórias
A assistente de educação infantil e moradora da comunidade Luciane Rocha, falou sobre o impacto que a pintura artística trouxe para a comunidade escolar. “A pintura do muro retratou a infância através dos desenhos, com personagens que as crianças gostam de ver, e trouxe alegria para a comunidade de Comdusa”, reforçou .
Nesse sentido, a professora Sayonara Pariz também ressaltou o significado da nova cara do muro para a comunidade. “A escola virou ponto de referência, tem identidade . Agora as pessoas sabem que é um
Cmei TI brincante e atuante. Antes muitos que pela rodovia passavam e nem notavam que aqui tinha uma escola de educação infantil. Hoje as famílias fazem questão de parar e tirar fotos do muro. A pintura ficou leve, definida e mesmo com cores vibrantes , trás aconchego”, celebrou.
Quem também fez questão de conferir de perto a novidade foi a pedagoga e antiga gestora do Cmei TI, Giselli Santos. “Ter o muro do Cmei TI cheio de arte, cor e sentimentos é um sonho antigo que tinha quando fui diretora e pedagoga da unidade. A atual diretora não deixou esse sonho de lado e se empenhou firme nesse propósito. A conquista veio! Fiquei encantada com essa lindeza que ficou o muro. Imagino que quem passa por lá, identifica aquele espaço como Educação Infantil e sente sua essência, que de fato é, Educação Infantil pública e de qualidade!”, frisou.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.