MPF Inicia Processo de Investigação contra Conselho Federal de Medicina por Contestar Vacinação Infantil da Covid-19
O Ministério Público Federal de São Paulo abriu uma apuração contra o Conselho Federal de Medicina (CFM) por ter lançado uma pesquisa com dados enviesados contra a vacina infantil da Covid. A entidade questionou se os pais de crianças de até cinco anos têm o direito de não vaciná-la contra a doença.
Segundo o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, a investigação ainda é preliminar. Nesse momento, os procuradores podem cobrar por informações dos investigados e pedir dados a órgãos públicos que possam ajudar a esclarecer a situação. Caso avance, o caso vira um inquérito.
No início de janeiro, o CFM questionou se a vacinação deveria ser obrigatória e se os pais e responsáveis têm o direito de não vacinar as crianças. A deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP) questionou a fala e disse que a pesquisa tem caráter político e pessoal.
“Querem contrapor opiniões pessoais da classe médica a estudos científicos que comprovam a necessidade da obrigatoriedade de vacinação contra Covid de crianças entre 6 meses e 5 anos”, complementou a deputada.
A CFM divulgou em nota, publicada no portal da revista Carta Capital, que “a pesquisa não contesta a eficácia ou a decisão do Ministério da Saúde de disponibilizar a vacina para a população infantil”. E complementa, ao escrever que o objetivo seria compreender a visão dos médicos sobre a obrigação imposta aos pais para que as crianças nessa faixa sejam vacinadas contra Covid-19.
Fonte: O povo
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.