Integração e Aprendizado: Estudantes do Tempo Integral se Reúnem em Seminário Educacional
Protagonismo estudantil, acolhimento, troca de experiências. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Vitória reuniu, nesta terça-feira (28), os estudantes acolhedores de cinco das seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) do município, no “Seminário dos Estudantes e Professores Acolhedores”, que foi realizado no auditório da Emef TI Paulo Reglus Neves Freire, localizada no bairro Inhanguetá.
Os “estudantes acolhedores” das Emefs TI são alunos das turmas do 6º ao 9º ano responsáveis por apresentar as unidades de ensino para novos colegas, profissionais e visitantes, a fim de que conheçam os espaços, a proposta pedagógica e entendam sua organização, considerando as práticas educativas e o desenvolvimento das disciplinas da parte diversificada, além de destacar o Projeto de Vida como eixo central da escola em tempo integral.
Sendo assim, eles são agentes ativos que exercem um papel importante para fortalecer a consolidação da modalidade e também estabelecer uma integração e diálogo efetivo com a comunidade escolar. Dessa forma, o seminário serve como um espaço de socialização de ideias e troca de experiências exitosas, além de serem realizadas dinâmicas, rodas de conversa e compartilhamento de materiais gráficos pela equipe da Seme.
Daniela Lemke, professora da Emef TI Moacyr Avidos, localizada na Ilha do Príncipe, falou sobre a importância do seminário. “Essa formação é de suma importância para promover e planejar as vivências do acolhimento para o ano letivo de 2024, oportunizando a interação desses alunos. Quanto mais eles interagem, mais eles entendem que o acolhimento é uma base importante para as nossas escolas de tempo integral. Para que eles possam transmitir para os que estão chegando, tudo aquilo que eles vivenciam em seu cotidiano como alunos do tempo integral”, disse.
A dinâmica também foi aprovada pelos alunos, que enxergam o seminário como uma oportunidade de aprender novas práticas e planejar o que pode ser feito no ano letivo do ano que vem. “É muito bom poder compartilhar com os colegas das outras escolas em tempo integral sobre o que temos feito como acolhedores, além de poder ouvir as experiências também”, disse Samia Marconcini de Oliveira, aluna do 6º ano.
Kauã Nunes, estudante do 8º ano da escola que sediou o seminário, afirmou: “É muito importante a realização desse seminário para que seja fortalecida a compreensão da importância do acolhimento na dinâmica da proposta das escolas em tempo integral. O mais bacana é encontrar os colegas das outras escolas e saber como é o dia a dia deles também”.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.