Realizando Sonhos: Mais 10 Famílias de Vitória comtempladas pelo Projeto Casa Feliz e Segura

Realizando Sonhos: Mais 10 Famílias de Vitória comtempladas pelo Projeto Casa Feliz e Segura

Vitória: uma cidade de oportunidades, igualdade e dignidade. Na busca pela garantia de segurança habitacional para todos os munícipes, e permitindo sempre novas possibilidades, o Programa Casa Feliz e Segura entregou seus benefícios a mais dez famílias da capital. Com as entregas da manhã desta sexta-feira (10), Vitória passa a ter mais 183 famílias com casas próprias, reformadas, e 55 delas com eletrodomésticos novinhos.

As entregas foram realizadas no Centro Comunitário de Maria Ortiz, com a presença do prefeito da cidade, Lorenzo Pazolini, de secretários e, também, de lideranças comunitárias.

“Nada melhor do que começar o dia celebrando nossas vitórias. Hoje é um dia de trazer novas vitórias e conquistas para a população. Junto aos vereadores, fomos à luta e trouxemos o que a comunidade precisa e merece. Se a Prefeitura puder, faremos por vocês. Fico emocionado de ter a oportunidade de estar fazendo o bem e a justiça social. Hoje estamos tornando sonhos em realidade”, disse Pazolini.

Rivelino Santos, fala da felicidade de ter sido contemplado: “moro há anos em Maria Ortiz, e hoje fui contemplado com a reforma de minha casa e também ganhei novos eletrodomésticos. Fico muito feliz por estar recebendo tudo isso e agradeço muito ao prefeito e aos secretários”.

Benilda Pereira, moradora do bairro há 43 anos, também fez questão de prestar seus agradecimentos: “Fico muito feliz e agradeço ao prefeito por tudo. Eu não tinha condições de reformar minha casa, fico muito alegre e satisfeita pelo trabalho feito por toda a equipe”.

Dona Marise, de 87 anos, estava há mais de 40 anos esperando pela reforma da casa própria. “É a realização de um sonho. Quando me contaram que ia receber tudo isso, eu chorei de tanta emoção.”

A secretária de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória (Semcid), Flávia Alves, falou com emoção sobre a conquista dos munícipes: “Estou muito feliz de fazer parte dessa equipe, que está aqui para contribuir e fazer com que essa gestão se torne ainda mais bem reconhecida, e deixar realmente todos que estão recebendo essas melhorias ainda mais felizes. Queremos levar não somente dignidade mas alegria e felicidade para as família”.

“É uma alegria enorme começar a manhã de sexta-feira já com entregas. Esse programa possui uma transversalidade entre as secretarias, e sem essa união nada seria possível. Esta iniciativa possibilita que sejam atendidas as pessoas que realmente precisam”, afirma o secretário de Obras, Gustavo Perim.

O Programa Casa Feliz e Segura é fruto de uma parceria entre as secretarias de  Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória (Semcid), e da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Móveis e eletrodomésticos:

As residências entregues pelo Programa Casa Feliz e Segura agora vêm equipadas com geladeira de 260 litros, aparelhos de TV digitais de 32 polegadas e fogão, proporcionando mais conforto aos moradores. Até o momento, 45 famílias foram beneficiadas com os kits de eletrodomésticos.

A Prefeitura de Vitória prevê um investimento de aproximadamente R$ 5.350.000,00 para a compra dos itens, por meio de licitação, atendendo um público potencial de 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade social.

“A entrega de hoje ressalta a importância da política habitacional para a comunidade. O testemunho dos beneficiários revela o impacto positivo da reformulação implementada pelo município de Vitória a partir de 2021. Anteriormente, as questões habitacionais eram predominantemente resolvidas por meio de processos judiciais, mas agora são abordadas de forma administrativa. Esse novo enfoque assegura que os direitos básicos, como o direito à moradia, o respeito e a dignidade, sejam atendidos de maneira mais eficaz, garantindo assim uma qualidade de vida melhor para todos os cidadãos do município”, destacou Luciano Forrechi, Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.

Regidos pelas Leis 6.967/2007 e 6.592/2006, esses programas têm como objetivo oferecer moradias dignas para famílias deslocadas compulsoriamente devido a intervenções urbanas, preservação ambiental, riscos estruturais e/ou geológicos graves, e áreas inadequadas para habitação.