Resgate da História: Chafariz da Fonte da Capixaba Será Reativado
A construção do Chafariz da Esplanada Capixaba é creditada ao então presidente da província do Espírito Santo, Inácio Accioli de Vasconcelos. Sua construção teve início em 12 de fevereiro de 1828, sobre a orientação do mestre de obras Francisco Pinto de Jesus. Sua inauguração ocorreu no mesmo ano.
Em seu projeto original, o projeto foi inaugurado com cinco chafarizes na R. Barão do Monjardim, região central de Vitória.[7][8] Suas águas procediam do Morro do Vigia e eram compostas de três nascentes.
Em 2 de dezembro de 1855, data do aniversário de Dom Pedro II, Evaristo Ladislau Neto inaugurou um novo encanamento de água destinado ao chafariz erguido ao pé do Morro do Vigia, sabendo-se que, seis anos antes, no governo do capitão Felipe José Pereira, cerimônia idêntica verificou-se em Vitória.
Devido ao crescimento natural que as metrópoles passam em sua formação, o chafariz foi sendo inviabilizado para sua função inicial, sendo assim desativado no início do século XX.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.