Resgate da História: Chafariz da Fonte da Capixaba Será Reativado

Resgate da História: Chafariz da Fonte da Capixaba Será Reativado

A Prefeitura de Vitória reativará, nesta quarta-feira (20), às 8 horas, o Chafariz da Fonte da Capixaba, um monumento histórico da cidade e que vai beneficiar os moradores do Centro e que residem no entorno do Parque Gruta da Onça.
A sua construção se deu no ano de 1828 e serviu por muitos anos como ponto de abastecimento para os moradores. A reativação integra as comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) e do Dia Municipal de Preservação e Recuperação das Nascentes (21 de março), que na capital conta uma programação de atividades até o final do mês.
Chafariz da Fonte da Capixaba

A construção do Chafariz da Esplanada Capixaba é creditada ao então presidente da província do Espírito Santo, Inácio Accioli de Vasconcelos. Sua construção teve início em 12 de fevereiro de 1828, sobre a orientação do mestre de obras Francisco Pinto de Jesus. Sua inauguração ocorreu no mesmo ano.

Em seu projeto original, o projeto foi inaugurado com cinco chafarizes na R. Barão do Monjardim, região central de Vitória.[7][8] Suas águas procediam do Morro do Vigia e eram compostas de três nascentes.

Em 2 de dezembro de 1855, data do aniversário de Dom Pedro II, Evaristo Ladislau Neto inaugurou um novo encanamento de água destinado ao chafariz erguido ao pé do Morro do Vigia, sabendo-se que, seis anos antes, no governo do capitão Felipe José Pereira, cerimônia idêntica verificou-se em Vitória.

Devido ao crescimento natural que as metrópoles passam em sua formação, o chafariz foi sendo inviabilizado para sua função inicial, sendo assim desativado no início do século XX.