São Pedro recebe ação educativas do Pracães sobre boa convivência em ambientes coletivos

São Pedro recebe ação educativas do Pracães sobre boa convivência em ambientes coletivos
Semmam realiza ação educativa sobre boa convivência em ambientes coletivos

Mais uma ação do projeto de educação ambiental para Guarda Responsável de Animais Domésticos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), vai conscientizar a população neste Mês de dezembro. Desta vez, o foco são os tutores de animais e frequentadores dos Pracães, espaço exclusivo para convivência dos pets.

As abordagens, realizadas pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam, têm início nesta quinta-feira (08) e vão até o próximo dia 12 de dezembro, no período das 8h às 10h e das 16h às 19h (veja calendário abaixo).

“O objetivo da ação visa orientar e sensibilizar os tutores de cães para o cumprimento da legislação vigente e para algumas normas de boa convivência em ambientes coletivos, como o correto uso dos espaços destinados aos cães, crianças e para a prática de esportes. Essa atividade faz parte das atividades propostas do projeto e o tema apresentado para esse mês é a circulação com animais em espaços públicos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

“Sair para passear é o melhor momento do dia para o cão. Além da atividade física, os passeios proporcionam estímulos mentais e sensoriais indispensáveis ao seu bem-estar. Porém, alguns cuidados são necessários para garantir a saúde e segurança dos animais e o uso adequado dos espaços públicos”, apontou a subsecretária municipal de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.

Legislação

A Lei Municipal nº 8.121/2011 trata, em seu capítulo IV, do trânsito de animais em áreas públicas. De acordo com seu artigo 10, “todo animal, ao ser conduzido em vias e logradouros públicos, deve obrigatoriamente usar coleira e guia adequadas ao seu tamanho e porte, além de ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar os movimentos do animal”.

Essa medida visa garantir a saúde e a segurança não só pet, mas de todos os usuários e frequentadores dos espaços públicos. Apenas nos Pracães, espaços cercados e exclusivos para a convivência e socialização dos animais, eles podem permanecer sem guia. Já o artigo 12 da mesma lei, determina que é obrigação do condutor do animal o recolhimento dos seus dejetos fecais.

Datas das atividades
Abordagem Educativa nos Pracães de Vitória

•Quinta-feira, 08/12
Pracão da Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi
Manhã e Tarde

•Sexta-feira, 09/12
Pracão Atlântica Parque, Praia de Camburi
Manhã

•Sexta-feira, 09/12
Pracão Praça Philogomiro Lannes, em Jardim da Penha
Manhã

•Sexta-feira, 09/12
Pracão Praça Pref. Oswald Guimarães, em Bento Ferreira.
Manhã

•Segunda-feira, 12/12
Pracão Praça do Cauê, em Praia de Santa Helena
Manhã

•Segunda-feira, 12/12
Pracão Praça Getúlio Vargas, no Centro;
Manhã e Tarde

•Segunda-feira, 12/12
Pracão Praça Don João Batista, São Pedro 1
Manhã e Tarde

 

Fonte: PMV