Regata Snipe Match Race agita a nova orla de São Pedro

Regata Snipe Match Race agita a nova orla de São Pedro


A manhã deste sábado (11) foi de grandes emoções e competições acirradas na nova orla de São Pedro, que recebeu pela primeira vez a Regata Snipe Match Race. Organizada pela Prefeitura de Vitória em parceria com o Iate Clube do Espírito Santo (ICES) e a Federação Capixaba de Iatismo (FECAI), o evento proporcionou um espetáculo de alta intensidade e entretenimento para os moradores e amantes da modalidade.

As provas da modalidade Snipe Match Race foram marcadas pela rapidez e pela intensidade, com cada regata durando no máximo 20 minutos. Ao todo, foram 12 competidores, que demonstraram suas habilidades e estratégias durante a disputa. Os barcos utilizados foram da Classe Snipe, uma das mais comuns nos esportes náuticos.

“Ver essa competição de perto é incrível. Geralmente, vemos de longe e, às vezes, na TV algo relacionado a essa modalidade. São Pedro merece receber eventos como esse”, disse a moradora Patrícia dos Anjos.

Com narração ao vivo, que detalhava cada manobra e o desenrolar da regata, os espectadores puderam acompanhar de perto toda a emoção das disputas.

“No Espírito Santo, a obra na orla de São Pedro era esperada e desejada pela comunidade. Hoje nós fizemos história na nova orla e, certamente, através dos registros, as pessoas vão querer conhecer o potencial turístico, histórico e gastronômico que ficou escondido durante muito tempo. O esporte, assim como outras atividades, levará a Grande São Pedro para o mundo. Hoje está sendo um marco para a região, que passa a ser respeitada como local de toda riqueza, de toda beleza”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Além das competições, o evento ofereceu passeios náuticos para os munícipes presentes, proporcionando uma experiência única no mar. Essa iniciativa estava alinhada com um dos principais objetivos da regata: popularizar o esporte náutico no Espírito Santo.

“Trazer esse evento para São Pedro é muito importante. Conseguimos mostrar para os munícipes que a vela é um esporte acessível para todos. Nós temos a cidade com melhor vocação para o esporte de barco a vela no Brasil. Nenhuma cidade oferece a prática de esporte a vela tão bem como Vitória”, disse o comodoro do Iate Clube, Fabiano Pereira.


Acompanhada do neto, Benilda Muniz, moradora da região 5, navegou pela primeira vez em um barco a vela. Acostumada a passear pelo bairro, a aposentada mencionou que a orla de São Pedro agora se tornou um de seus lugares favoritos. “Foi a primeira vez que andei de barco, que sensação boa. Moro com meu neto e meu maior desejo é comprar uma casa próxima à orla. Está ficando incrível, e eu tenho certeza de que ficará ainda melhor’, disse Benilda.”

O sol quente não foi problema para os presentes. Atentos aos movimentos dentro do mar, os espectadores vibraram em cada largada e chegada.

As disputas foram acirradas e contaram com estratégias, trabalho em equipe e foco. Com a vitória de duas regatas finais, a dupla Tarcísio Bruno e Rodrigo Stephan venceram a Regata Snipe Match Race 2024 e garantiu o 1º lugar no pódio.

Diferente do tradicional, os velejadores receberam um troféu itinerante, que passa de mão em mão a cada nova edição do evento, garantindo a continuidade da competição no próximo ano.

Agraciado pelo lindo cenário de São Pedro e pelo dia ensolarado, o evento encerrou as competições sob aplausos e assobios do público presente na orla.