Projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental em tempo integral valoriza a cultura afro-brasileira e a literatura

Projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental em tempo integral valoriza a cultura afro-brasileira e a literatura
Projeto em Emef de Tempo Integral valoriza cultura afro-brasileira e literatura

Muito aprendizado, troca de experiências, empoderamento e valorização da cultura afro-brasileira marcaram uma ação realizada nesta sexta-feira (28), na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) José Lemos de Miranda, que fica no bairro Comdusa. O objetivo foi homenagear o Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril.

Para além de realizar uma ação alusiva à data, a escola aproveitou para trabalhar conceitos de ancestralidade, valorização da cultura negra e respeito às diferenças. Para isso, reuniu todos os 189 estudantes das turmas do 1º ao 5º ano na quadra da escola, em que foi instalado um painel temático, além de uma decoração especial.

No local, os estudantes puderam se divertir com diversas atividades, como: uma esquete teatral; desfile de belezas afro, com direito a um desfile de turbantes em um tapete vermelho; danças; brincadeiras temáticas; músicas e muito mais. A ação contou também com a presença da equipe da Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), da Secretaria Municipal de Educação.

O ponto de partida para a atividade foi o dia foi o projeto “Encontro com a autora”, em que os estudantes se debruçaram sobre o livro “As Princesas Negras”, das autoras capixabas Edileuza Penha de Souza e Ariane Celestino Meireles. Ariane é professora da escola e, por isso, a bibliotecária Sueli Ribeiro teve a ideia de preparar uma ação especial com o livro.

“O mês de abril é cheio de datas importantes para quem trabalha com leitura e cultura, e não podíamos deixar passar despercebido. Com a presença da Ariane aqui, tínhamos uma oportunidade incrível de tomar essa obra como ponto de partida. Foi muito satisfatório o que conseguimos alcançar através da união entre professores e estudantes. Diversos trabalhos maravilhosos foram desenvolvidos”, contou a bibliotecária.

Leitura crítica

O livro permitiu às turmas refletir, conhecer e explorar mais sobre a cultura afro-brasileira. Assim, foram produzidos diversos trabalhos que estão expostos nas paredes e corredores da unidade de ensino. Além disso, eles produziram desenhos que viraram marcadores de livro, cheios de significado e afeto.

Para a diretora da unidade de ensino, Carla Ogioni, fica o orgulho pelos resultados alcançados. “As turmas mergulharam nos livros da Ariane e conheceram a histórias das Princesas Negras. Por isso, pensamos em homenagear o Dia Mundial do Livro e prestigiar a nossa autora que temos na escola. Hoje é um dia muito importante para nós, foram feitas diversas atividades sobre os livros e estamos felizes com os resultados”, ressaltou.

A dinâmica foi muito bem recebida pelos estudantes, que vivenciaram uma tarde prazerosa, recheada de afeto, alegria compartilhada e troca de experiências. “Aprendemos que somos todos bonitos, do jeito que viemos ao mundo, e que príncipes e reis também podem ser negros. Todas as pessoas merecem respeito e são maravilhosas”, destacaram os estudantes Israel Marques e Layla Soares, do 2º ano.

“Vivenciamos momentos muito especiais, com o apoio de toda a equipe pedagógica. Tudo começou ainda no mês de março, e aos poucos fomos evoluindo e conquistando muitas coisas. Fico feliz por termos valorizado a cultura afro-brasileira”, destacou a professora Ariane Celestino.

 

Fonte: PMV