Projeto Inovador ‘Descomplica Matemática’ consegue cativar alunos da Emef Padre Anchieta
Estimular a aprendizagem de uma forma prazerosa e divertida, promovendo o protagonismo e tornar o processo de ensino aprendizagem mais leve para os estudantes. Essa é a proposta do projeto “Aulas de Matemática de uma forma divertida e curiosa”, desenvolvido com cerca de 120 estudantes das turmas do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta, localizada na Ilha de Santa Maria.
Os trabalhos são conduzidos pelo professor de Matemática Alexandre Gabriel Barroca, que sempre busca propor aos educandos atividades e dinâmicas diversificadas, com o objetivo de tornar o aprendizado mais leve e interessante, resultando em mais efetividade na aprendizagem dos conteúdos da disciplina.
Assim, o professor trabalha com a exibição de filmes, jogos, dinâmicas e recreação. Dentre algumas dessas atividades, destacam-se a “Lenda do Tangram”, a exibicição do filme “O Pato Donald no País da Matemágica” e o jogo “Uno Matemático”. O professor conta ainda com o apoio do professor de Informática Educativa Jackson dos Santos, desenvolvendo conteúdos de “gameficação”, por meio de plataformas como “Kahoot!”, Taatquiz e “Wordall”.
“Em um primeiro momento o conteúdo de Matemática é trabalhado na sala de aula de forma ‘tradicional’, através de uma aula expositiva da matéria e em um segundo momento os estudantes vão para o laboratório de informática reforçar os conteúdos aprendidos anteriormente da forma tradicional de uma forma agora, ‘divertida e curiosa’, através dos jogos e das atividades manipulativas”, explica o professor.
Ainda segundo o educador, o projeto tem possibilitado diversos benefícios para os estudantes, dentre eles: maior protagonismo em sala de aula; participação mais ativa durante as aulas de matemática; desenvolvimento da criatividade; melhora da concentração e consequente melhora do rendimento escolar.
Fazendo a diferença
As dinâmicas e atividades diversificadas tem sido muito bem recebidas pelos estudantes. Eles relatam que as aulas têm sido mais divertidas e atraentes, descomplicando a matemática e favorecendo a consolidação dos conteúdos.
“As aulas diferentes são bem divertidas, o filme do Pato donald no País da Matemágica me ensinou várias coisas e os jogos de Matemática no computador, por exemplo, o Kahoot foi um jogo que ensinou várias coisas e também é um jogo legal”, disse Isabela Rangel, do 7º ano.
“Eu achei muito bom, porque com diversas atividades diferentes as aulas não ficam chatas, as aulas dos jogos matemáticos são divertidas e serve para aprimorar o seu intelecto”, afirma o estudante Andrew Souza, do 8º ano.
“Bom, eu achei as aulas muito legais, principalmente quando ele leva a gente para o Laboratório de Informática. Eu sempre tive dificuldade em matemática, mas o Professor Alexandre explica de um jeito que eu consigo entender”, pontua Kimberly Silva, da mesma turma.
“Eu acho as aulas diferentes bem legais pelo fato de serem aulas nas quais tivemos atividades diferenciadas, todas foram ótimas, pois a turma precisa sair um pouco da rotina mas ao mesmo tempo consegue aprender e absorver os conteúdos”, destacou Adriely Beloti, do 9º ano.
Atividades diferenciadas
Para a diretora da unidade de ensino, Suelen Biazi, que tem apoiado as ideias propostas pelos professores Alexandre e Jackson, a metodologia adotada pelos educadores tem proporcionado avanços significativos na aprendizagem.
“Eu pude perceber que a metodologia diferenciada que ele adotou tornou as aulas muito dinâmicas, utilizando recursos diferenciados que facilitam a aprendizagem. Sempre dou todo o apoio necessário para o desenvolvimento de seu planejamento, pois tenho percebido que contribui positivamente com o interesse dos estudantes. Os mesmos se envolvem plenamente com as atividades propostas e acabam aprendendo de uma forma descomplicada e divertida”.
“Por meio dessa parceria com o professor Alexandre nós pudemos trabalhar com os estudantes do 7º ao 9º ano a ‘Gamificação’, na qual os jogos educativos promovem uma série de estímulos visuais, que associados ao conteúdo de matemática, estimulam a memória, desenvolvem a autonomia e tornam o processo de aprendizagem mais prazeroso, além de estimular uma competição saudável”, reforça o professor de Informática Educativa, Jackson dos Santos.
Fonte: PMV