Presidente do Conselho Nacional de Saúde faz visita a Vitória
Uma tarde histórica para a participação popular, para conselheiros locais e municipais de saúde de Vitória. Nessa quarta-feira (3), a capital recebeu a visita do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, juntamente com o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo, Márcio Romanha. Na ocasião, eles se encontraram com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, Alexandre Martins e diversos conselheiros locais de saúde do Centro de Referência em Atendimento ao Idoso (CRAI) e da Unidade de Saúde de Jardim Camburi.
Pigatto destacou que a visita oficial busca dar visibilidade aos Conselhos Locais de Saúde (CLS), reforçando a importância desse controle social na construção de políticas públicas efetivas para a população.
“A gente sabe que Vitória teve um processo bastante antigo de criação de Conselhos Locais com atuações bem reconhecidas. Porém, nos últimos anos, não só aqui, mas em vários lugares do Brasil, houve uma fragilização no processo de participação popular e os próprios Conselhos foram atingidos com isso. Então, agora, a gente está numa retomada e Vitória é um dos lugares em que esse processo de criação, reestruturação e fortalecimento dos Conselhos Locais vêm acontecendo com força”.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, agradeceu a presença de todos e declarou o quanto acredita na participação dos Conselhos de Saúde. “Ampliamos de 30 para 37 Conselhos Locais de Saúde em Vitória porque acreditamos que é com a população junto conosco, representada ali pelos Conselhos, que desenvolvemos políticas de saúde efetivas para essa população. E é assim também que nos tornamos conscientes de que todos somos responsáveis por construir e cuidar da nossa cidade”, afirmou.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcio Romanha, destacou a importância dos CLS para a complementação do trabalho dos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde. “São esses usuários que utilizam o serviço todos os dias, são esses trabalhadores que sentem na pele as dificuldades diariamente, por isso é tão importante ouvi-los” declarou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, Alexandre Martins, também enfatizou a importância dos CLS na indicação do melhor caminho para o SUS. “Os Conselhos Locais são os responsáveis por dar o tom aos Conselhos das outras esferas do SUS. Por isso estamos aqui hoje, ouvindo o que vocês têm a nos contar e nos demandar”, disse.
O secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, Eduardo Gava, declarou emocionado, o quanto acredita na força dos conselhos de saúde. “Esse é um encontro histórico, unindo as esferas Nacional, Estadual, Municipal e Local de Conselhos de Saúde e mostra a força da participação popular e da democracia dentro do SUS”, declarou.
A diretora da UBS de Jardim Caburi, Vivian Vieira Maia, contou sobre os maiores desafios que o Conselho Local enfrentou após a pandemia da Covid-19 e como o espaço foi importante para fortalecer a transparência e o diálogo com os moradores.
“Nossa unidade possui quase 30 anos num território com mais de 60 mil moradores e que ainda recebe pessoas de todas as regiões de Vitória e de outros municípios também. Estamos honrados em falar sobre nossas experiências para as esferas estadual e nacional”.
A servidora da unidade de Jardim Camburi Luciana Araújo declarou que se orgulha muito de ser conselheira local na unidade há 12 anos, onde afirma encontrar uma escuta igualitária na que busca por um SUS de todos. “O Conselho é um espaço que a gente consegue diminuir os distanciamentos entre usuário e servidor, onde conseguimos integrar e definir muitas coisas juntos, caminhar juntos. Aqui a gente se acolhe, chora, ri, confraterniza. É um espaço muito valioso. Me sinto feliz e bem-aventurada por fazer parte desse Conselheiro Local de Saúde”.
A diretora do CRAI, Priscilla Yumi, também declarou o quanto defende a participação da sociedade na construção de políticas públicas para a saúde através dos CLS. “A visita de vocês hoje só engrandece e alimenta nossa vontade de realizar um trabalho de excelência, com propósito. Me sinto honrada em fazer parte de um Conselho Local e de um serviço reconhecido em nosso Estado e também nacionalmente”.
A advogada aposentada, Germânia Menezes, 78 anos, conselheira local do CRAI também agradeceu pelo apoio dos demais conselhos. “Hoje tivemos a segunda reunião do nosso Conselho Local após tantos anos e já contamos com a presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde. Foi um momento muito importante em que pudemos falar de nossas atividades”, afirmou.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.